Como qualquer visitante de Shopping após circular pelos corredores, namorar vitrines...
Como qualquer visitante de Shopping após circular pelos corredores, namorar vitrines – também sou shopper – fui à Praça de Alimentação.
Não tive dificuldade em escolher o restaurante visto que estava com fome e o aspecto visual me agradou.
Escolhi o prato e bebida. O valor total foi de 45 reais e trinta centavos. A "moça do caixa" me perguntou se eu tinha 30 centavos, pesarosamente respondi que não. Ela revirou a gaveta, mexeu e conseguiu o troco.
Após pegar o dinheiro e as moedas, calmamente olhei para ela e perguntei: Qual a sua função aqui?
Sem nenhuma hesitação respondeu:
Sou caixa.
Além da sua inocência, ela demonstrou ter recebido nenhum treinamento para ser nada além de caixa. Facilmente ela teria me vendido alguma sobremesa que custaria, no mínimo, 8 reais; ou seja, bastaria ter oferecido mais algum produto que teria feito uma venda adicional cujo valor seria de quase 20% a mais da venda inicial.
Este é apenas um exemplo da necessidade de haver treinamento e reciclagem constantes para todos os colaboradores de todas as empresas.
E este é apenas um exemplo da necessidade de que haja a conscientização que TODOS numa empresa devem ser vendedores!
A empresa ter boa estrutura é uma obrigação.
A empresa ter bons produtos e serviços é também uma obrigação. Da mesma sorte que divulgar é obrigação, ter facilidades de venda e pagamentos também o é.
Agora, atender muitíssimo bem e mostrar iniciativa perante o cliente é, simplesmente, fator de sobrevivência, pois "acreditar é essencial, mas ter atitude é o que faz a diferença".
Está disposto a agir?
(*) Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista