Por uma coincidência do destino, dias atrás, eu me encontrei com uma antiga colega de escola.
Eu estava num bairro distante do meu, onde fui visitar um cliente, e aproveitei para fazer compras numa padaria.
Quando fui pagar, tive a grata satisfação de reencontrar com esta colega. Fazia um bom tempo que não nos víamos. É claro que foi uma festa e, durante uns bons minutos, falamos dos tempos idos, da política, do mercado e de família.
Esta colega possui mais de 50 capítulos e neste tempo adquiriu várias cicatrizes, algumas externas, mas, a maioria delas, internas. E quase todas foram transformadas em aprendizados, em lições e em alicerces para o seu crescimento.
Ela estudou com muita dificuldade, mas, apesar dos desafios, alcançou um Curso Superior. Problemas de saúde a fizeram se distanciar do trabalho. Sua cabeça, que sempre enfrentou tempestades, continua boa, mesmo diante de tantas adversidades. O dinheiro nunca lhe foi farto, mas a sua caridade salta aos olhos. Ela não consegue ficar inerte ante a uma criança com fome, ou a uma mulher sem horizontes ou a um homem desempregado. Um ser de espírito elevado e sua bondade ultrapassa as suas condições; mas ela não se acomoda.
É notório que muitas vezes se esquece de si mesma para acudir e amparar outras pessoas. Seu nome? Dedicação! Seus sobrenomes? Bondade e gratidão!
Também é uma estudiosa da política e enxerga além dos rótulos, títulos e cargos. Consegue farejar pessoas do bem e sente asco de aproveitadores da política.
É extremamente dedicada à sua mãe, às causas sociais e não se acovarda diante de injustiças. É atuante, falante e vigilante; sempre atenta ao próximo. Ela é incapaz de buscar benefícios para si, pensa na comunidade e nas pessoas fragilizadas.
Consciente de que estamos aqui de passagem, ela certamente está, com suas ações, se redimindo de algum passado e construindo um futuro melhor, perto do Pai.
Elo. Sim, por hora ela segue sendo uma ligação entre pessoas – suas necessidades e carências – com alguém que possa efetivamente ajudar.
Assim ela vive; construindo relacionamentos e fazendo conexões.
A matéria é perene, mas as boas ações feitas aqui são refletidas no céu, que é onde ela certamente, um dia, irá morar.
Essa minha antiga colega é um exemplo a ser seguido, uma pessoa sem vaidades, mas com um coração pra lá de generoso. Uma alma do bem, um consolo para todos!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes