Imagine-se num restaurante self-service: boa estrutura, boa variedade e limpo. Você se serve, pesa o seu prato e procura um lugar para se sentar; aí algum colaborador da empresa vai até você e pergunta se vai beber alguma coisa.
Até aí, tudo normal. Porém, quem lhe perguntou sobre a bebida espera que você responda sobre essa ou aquela bebida, ambas “Top of Mind”, ou uma água ou um suco de laranja.
Entretanto, se você perguntar sobre as opções, possivelmente o atendente não saberá responder, além de “fechar a cara”.
Ora, se essa pessoa está ali, é lógico que ela tem a obrigação de saber sobre todas as opções e variedades de bebidas.
Pois o que aconteceu comigo foi exatamente isso: um simpático rapaz, tão logo eu havia me sentado, cumprimentou-me e perguntou se alguém já tinha me atendido. Após a minha negativa, ele já foi oferecendo vários sabores de refrigerantes e uma sequência de sucos, “de cor e salteado”, sem que eu tivesse que perguntar. Além disso, ele estampou um semblante leve e atencioso.
Normalmente, não tenho o hábito de beber durante as refeições, mas aquele atendimento me cativou e me convenceu, seja pelo conhecimento demonstrado, seja pela variedade, seja pela cortesia.
Aí lhe pergunto, qual é a dificuldade em ser dedicado?
Qual é a dificuldade em treinar a equipe?
Qual é a dificuldade em aprender, reciclar, crescer e evoluir como profissional?
Pois então busque esse profissionalismo, busque essa excelência, seja qual for a sua função ou profissão.
Certamente, você será mais competente, será mais feliz e, com toda certeza, venderá muito mais, seja qual for o seu produto ou serviço!