O termo vendedor, de origem latina, venditor, refere-se àquele que se dedicada a vender. O mesmo que transferir um produto ou serviço a outra pessoa em troca de pagamento.
Todo profissional, qualquer que seja a sua função ou profissão, precisa entender que ele deve ser também vendedor. Um taxista, por exemplo, além de prestar um serviço com competência, zelo e dedicação, precisa ser um pouco vendedor, isto é, precisa mostrar ao seu passageiro, para o seu cliente, que ser transportado por ele, no seu veículo, é mais seguro, confortável, rápido e econômico. Isso é vender!
Uma recepcionista de imobiliária, que normalmente mostra os imóveis através de algum tipo de catálogo, está vendendo – ou ao menos deveria estar. Reside exatamente aí o problema. Muitas empresas colocam certos profissionais, telefonistas, recepcionistas, atendentes em geral, para mostrar o produto ou serviço, mas em hora nenhuma capacitam essas pessoas para a função vendedor. Por outro lado, esses profissionais não se enxergam vendendo, muitas vezes lhes faltam coragem e iniciativa.
Parte dos erros comerciais de muitas empresas está nesse pont pessoas sem capacitação para vender são colocadas na linha de frente. O resultado é desastroso, tanto para o cliente quanto para a empresa. Então, o cliente sairá resmungando e, com razão, falando que foi mal atendido. O funcionário irá reclamar que está fazendo “coisa” sem ter preparo e a empresa amargará poucas vendas e, mais, terá que conviver com uma propaganda negativa.
Tem solução! Claro! E simples.
Basta mostrar aos colaboradores que todos são vendedores. O porteiro da empresa precisa ser simpático; o segurança, gentil; os vendedores, simpáticos, gentis, competentes entre outros; a pessoa do caixa, do pacote, da entrega, da montagem... ou seja, tudo está relacionado!
Imagine-se comprando um armári a loja bonita, bons produtos, belo layout, preços competitivos, atendimento impecável, mas, na hora da entrega e da montagem, chega à sua casa uma pessoa de mau humor, que faz o trabalho dela com má vontade e que, ainda, suja a parede; ela consegue estragar tudo de bom que foi feito por todos que a antecederam.
Por isso eu afirm todos numa empresa devem ser vendedores!
Desta forma, o cliente se sentirá melhor e, com isso, comprará, comprará mais e indicará tal empresa para outras pessoas; as equipes internas da empresa ficarão mais motivadas e terão prazer em servir. Isso fará bem a todos, mas desde que todos se sintam e se capacitem para ser também vendedores!
(*) Empresário, comerciante, consultor em comércio varejista