ARTICULISTAS

Vender é consequência!

Fulvio Ferreira
Publicado em 15/12/2023 às 18:54
Compartilhar

Numa bela lanchonete, na principal região comercial da cidade, eu ouvi um diálogo entre duas pessoas, sendo elas um rapaz, vendedor de uma loja, e uma moça, também vendedora, porém de produtos de estética e bem-estar, vendas porta a porta.

O diálogo estava animado. Falaram de horário especial do comércio para o período de Natal, dos preços médios dos presentes, dos clientes que chegam na hora de fechar a loja, etc. De repente, o rapaz disse, de maneira otimista: “neste Natal, eu vou ‘rachar’ de vender; vou faturar muito!”. Ao que a vendedora respondeu: “Eu também! Vou aproveitar a conveniência que eu ofereço aos meus clientes e vou vender muito! Quero zerar os estoques!”

Como apaixonado pelo varejo, eu fiquei muito feliz com o otimismo daqueles dois vendedores. Realmente, estamos vivendo a melhor época de vendas, especialmente de vendas de presentes. Há troca de presentes e se vende de tudo e de todos os valores.

Porém, não basta ser época de Natal. Não basta ter produtos, mercadorias e serviços. Não basta dizer que é vendedor. A simples existência desses fatores não garante vendas, não garante faturamento algum! É como um agricultor jogar um monte de sementes sobre a terra e ir para a sombra esperar pela colheita. Terra, sementes e agricultor sem trabalho é nada! Assim é o varejo: mercadoria, disposição do cliente para comprar e o motivo são insuficientes para haver boas vendas. É necessário trabalho e muito trabalho! São necessários esforço, competência, vontade e dedicação. Atender bem ouvindo o cliente, apresentando soluções para resolver as suas necessidades.

Quando o cliente percebe que o vendedor quer ajudá-lo; quando o cliente percebe que o vendedor é profissional, e não um simples “empurrador de mercadorias”, ele, o cliente, se sente confortável e seguro e literalmente “abre a guarda” e compra. E compra mais, e compra muito! E depois o indica para amigos!

Se cada vendedor, se cada vendedora fizer a lição de casa, certamente irá vender bastante neste Natal. Na verdade, se cada profissional das vendas se preocupar em atender bem e resolver as necessidades e vontades dos clientes, essa ajuda será transformada em vendas.

E vender é a consequência de sorrisos, atenção, gentileza, conhecimento e dedicação!

Pratique isso e boas vendas!

Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
Segue a gente lá no Facebook e Instagram, tem muito mais conteúdo!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por