Até meados dos anos 1950, as lojas, ou melhor, as “casas comerciais” possuíam várias portas e não raro todas eram muito estreitas. Com o tempo, surgiram as vitrines para destacar algumas peças e mostrar que naquele estabelecimento se vendiam aquelas mercadorias.
Usualmente, as vitrines são chamadas de “primeiro vendedor”, pois nelas os gestores das empresas conseguem colocar não só a mercadoria, mas também o benefício que o produto irá trazer. Conseguem, através de profissionais vitrinistas, criar um ambiente que remete ao uso daquele produto com uma atmosfera positiva e agradável.
Um relógio esportivo pode ser colocado perto de uma bola ou próximo a acessórios de trilha ou escalada. Um veículo off road pode estar sujo de barro, remetendo-lhe efetivamente à aventura; uma roupa de festa pode estar sob um jogo de luzes.
As possibilidades são infinitas. Porém, é importante que haja bom gosto, uma iluminação favorável, que tudo esteja limpo e ainda que possua ligação com a época. Excessos não podem existir.
Mesmo que a sua empresa não possua uma vitrine, você pode e deve criar um espaço agradável que mostre ao cliente que o produto ou serviço que você vende recebe toda atenção, até porque ele é direcionado para a pessoa mais importante: o cliente.
Então, explore positivamente a vitrine e a decoração da sua empresa. Use alternativas que possam mostrar a beleza da mercadoria, mas também construa uma atmosfera em que implicitamente o cliente entenderá o benefício que aquele produto ou serviço trará para ele.
E melhor do que vender um produto é vender a satisfação e os benefícios que ele trará para o seu cliente!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
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