As facilidades no comércio existem há muito tempo.
Lá na década de 1970, muitos comércios de vizinhança já atendiam os clientes que possuíam telefone, anotavam seus pedidos e mandavam entregar em seus domicílios.
A pandemia, ainda que por um tempo, obrigou quase todos a usar esse expediente, que foi potencializado pela tecnologia através de aplicativos e sites, entre outros.
Passada a pandemia, muitos clientes continuaram fazendo pedidos, de modo particular nos comércios de vizinhança, tanto nas cidades pequenas quanto nas cidades médias e grandes. Ocorre, porém, que esse cliente que usa o telefone ou WhatsApp, por exemplo, por vezes resolve ir ao estabelecimento. Aí eu lhe pergunto: qual será a reação da equipe da loja? Irá reconhecê-lo como um cliente frequente, muitas vezes semanal? Ou, exatamente por ele não ser presença física, não será reconhecido e receberá um tratamento normal?
Pode até haver um certo nível de dificuldade para lembrar de um cliente que, apesar de comprar com frequência, raramente aparece na loja, mas, é muito importante que ele seja reconhecido e tratado de maneira especial na ocasião que ele for ao estabelecimento. Ser reconhecido fará com que ele se sinta pertencente, prestigiado e até homenageado.
Certamente, isso o fará ser um cliente ainda mais fiel. E o que é melhor, fã do estabelecimento e um grande divulgador da sua empresa, da sua marca e do seu atendimento.
Ou você não gosta de ser paparicado?