É mais comum do que imaginamos chegar numa loja, numa lanchonete ou em qualquer tipo de estabelecimento, comprar algum produto e em momento algum ninguém, seja um vendedor, seja até mesmo a pessoa do caixa, lhe oferecer algum outro ítem.
Se você comprou um par de sapatos existe uma grande chance de comprar o cinto, ou a bolsa ou as meias. A obrigação do vendedor é oferecer! Em muitas situações o cliente esquece destes complementos. E isso ocorre todos os dias, em todos os ramos. Às vezes me pergunto se falta treinamento, se falta vontade em servir e vender mais, se é incompetência ou preguiça ou se o vendedor está com dó do dinheiro do cliente.
Não se trata de explorar, se trata de atender bem, se trata de oferecer produtos e serviços que possam completar o primeiro item, aquele que já foi adquirido. Se o cliente vai querer, se ele vai aceitar, é uma outra história, mas cabe ao vendedor oferecer, mostrar as vantagens e ... VENDER! Isso faz parte da magia das vendas, faz parte do ofício do vendedor que preza pela satisfação plena do cliente.
E quando o cliente se sente bem servido e até paparicado ele certamente vai comprar mais, ficará satisfeito com o seu atendimento e ainda vai lhe recomendar para seus os amigos.
Então, não economize energia, sirva o seu cliente com empenho e dedicação, ofereça mais e mais e venda mais e mais!
Ou, com outras palavras, não tenha dó do dinheiro do seu cliente!
Fúlvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes.
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