Forja de Anões, de Orlando Ferreira
Publicado em 2000 pela Universidade de São Paulo (USP) o ensaio Os Intelectuais e as Críticas às Práticas Esportivas no Brasil - 1890 - 1947, de Jorge Artur dos Santos, no qual há capítulo dedicado ao livro Forja de Anões, do uberabense Orlando Ferreira, o Doca, intitulado “A Crítica Eclética de Orlando Ferreira”.
Dois Centenários
Dois centenários de nascimento de intelectuais foram comemorados, o de José Mendonça, em 2004, e o de Edgar Rodrigues da Cunha, em 2011, este também industrial e desportista.
Viagem a Ouro Preto
Em comemoração ao bicentenário da chegada do ouropretano major Eustáquio ao Sertão da Farinha Podre, a convite do então prefeito de Ouro Preto, escritor Ângelo Osvaldo de Araújo Santos, comitiva cultural de Uberaba, apoiada e integrada pelo Arquivo Público sob a direção de Lélia Bruno, visitou em 2012 Ouro Preto e seu distrito de Glaura, onde nasceu o major. A Academia de Letras do Triângulo Mineiro, em comemoração à data e reportando-se à referida excursão, lançou número especial da revista Convergência (nº 25, junho 2012), organizado por Jorge Alberto Nabut.
Casa de Artes e Ofícios Paulo Sousa Lima
Em 2014, o engenheiro e arquiteto Demilton Dib fundou e instalou a Casa de Artes e Ofícios Paulo Sousa Lima em casarão de sua propriedade situado na praça Comendador Quintino, apropriado para a realização de reuniões, palestras, exposições e apresentações culturais em geral.
Festas Literárias
Com apreciável sucesso, realizaram-se em Uberaba, sob a curadoria do escritor uberabense Tiago de Melo Andrade, pelo menos três festas literárias com a participação de diversos escritores publicados pela editora Melhoramentos de São Paulo.
Juvenal Arduini
Antropologia e Filosofia
Monsenhor Juvenal Arduini, a par e concomitantemente com sua intensa e brilhante atividade no magistério e no púlpito, desenvolveu profunda reflexão antropológica e filosófica, consubstanciada nas obras que desde a década de 1960 veio publicando, entre as quais, no período ora considerado, Antropologia: Ousar Para Reinventar a Humanidade (2002), Ética Responsável e Criativa (2007) e Tecido Social: Tecendo a Identidade Humana (2009).
A Obra Monumental de
Humberto Henriques
No período ora enfocado mais ainda se acentuou a publicação de livros por José Humberto Silva Henriques, atingindo, em 2019, mais de 330 (trezentos e trinta) livros elaborados, com, nesse período, ROMANCES: Xacriabá (2000), Cangalha (2001), A Nascente das Pedras de Fogo (2002), Bar do Birota (2005), O Gafanhoto e a Solidão (2007), Constelações e Porcos Para o Comendador (2007), Nouvelle (2009), Crixás (2010), Pernaiada (2012), A Travessia das Araras Azuis (2012); NOVELAS: A Causa de Divininha Rapa de Tacho (2000), Nhangueara (2000); CONTOS: Viola de Caco de Cuia (2003); POESIA: Eco Molhado Vis Vidro Moído (2000), O Empalhador de Cisternas (2003), Umbigo de Dama Valsa Xadrez (2003), Araguaia (2010), Todo: O Substância; Assucar; Primeiro Movimento Para Ternura e Imã; Tabuada Doce da Orgia (todos em 2011); ENSAIO: A Inutilidade da Estética (2007, 2ª ed., 2011).
Prêmio Jabuti Para
Tiago de Melo Andrade
O escritor uberabense Tiago de Melo Andrade obteve, em São Paulo, em 2001, o prêmio Jabuti de autor revelação de livro infantil, com a obra A Caixa Preta.
A Poesia em Uberaba: Do Modernismo à Vanguarda
Em 2003 foi lançada pelo Instituto Triangulino de Cultura a antologia A Poesia em Uberaba: Do Modernismo à Vanguarda, abrangendo os seguintes autores e tendências: Válter Campos de Carvalho, Santino Gomes de Matos, Moacir Laterza (modernismo), Jorge Alberto Nabut, Xico Chaves e Paulo Vicente de Sousa Lima (vanguarda dos anos 60), Jorge A. Nabut (neobarroco), Teresinha Hueb de Meneses, Carlos Roberto Lacerda, Olívio Tomain Neto, Maria Aparecida Vilhena dos Reis e Hugo Maciel de Carvalho (construtivismo), Humberto Henriques, Tony Gray Cavalheiro, Juliano Bologna, Marcos Bilharinho e André Luís Fernandes da Silva (vanguarda dos anos 90).
Guido Bilharinho
Advogado em Uberaba e editor das revistas culturais eletrônicas Primax (Arte e Cultura), Nexos (Estudos Regionais) e Silfo (Autores Uberabenses)