ARTICULISTAS

Atividades Culturais em Uberaba: Década de 1970 (3)

Guido Bilharinho
Publicado em 22/11/2025 às 10:54
Compartilhar

TV Uberaba

Na área de comunicação salientou-se na década a inauguração da TV Uberaba (1972), posterior TV Regional.

Associações Culturais

Pelo menos quatro associações culturais foram fundadas nessa década: Sociedade Orquidófila de Uberaba (1973), por Mário Arruda, Cleiton José Lopes e outros, que desde então realizou exposições anuais de orquídeas, com participação de cidades de todo o país; Academia de Ciências e Letras do Brasil Central (1974), por iniciativa do jornalista Camacho; Clube Filatélico de Uberaba (1975), por Idílio Cardosi, Paulo de Oliveira e outros, sendo Humberto Teodoro Júnior, então juiz de Direito da cidade, seu primeiro presidente; Instituto de Cultura Brasil Centro-Oeste (Icebraco), em 1978, pelo professor Erwin Pühler, que congregou expressivo grupo de intelectuais e passou a editar a revista de cultura Cosmovisão.

Em 1975 foi fundado, com sede em Uberaba, o Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro - IEATM, com diretorias regionais em diversas cidades triangulinas.

Biblioteca Municipal

A administração municipal, bastante ausente até então no apoio às atividades culturais, e já contando com maiores recursos, em decorrência de reformas efetuadas nos fins da década anterior, na distribuição tributária do país, inaugurou prédio próprio para a Biblioteca Municipal em 1972.

Excursões ao Desemboque

Em setembro de 1972 foi realizada, pela Academia de Letras e pelo Sesc, Viagem ao Desemboque, à maneira da efetuada pelos modernistas na década de 1920, às cidades históricas de Minas Gerais, da qual resultaram o notável poema “Branco em Fundo Ocre: Desemboque” e o ensaio “Imagens Visuais e Sacras do Desemboque”, ambos de Jorge Alberto Nabut, e série de fotos de diversos autores.

Em maio de 1973, grupo de estudos composto por Ronaldo Cunha Campos, Lincoln Borges de Carvalho, Mário Edson Ferreira de Andrade, Jorge Alberto Nabut, Renato Muniz Barreto de Carvalho e João Lucas Borges, efetuou nova excursão ao Desemboque, onde tirou fotos, procedeu a gravações de depoimentos de moradores e efetuou exame da arquitetura local.

Correspondência de Borges Sampaio

No biênio 1975/76 a Academia promoveu, por intermédio de Darwin Bilharinho, a microfilmagem, no Rio de Janeiro, da correspondência de Borges Sampaio ao Jornal do Comércio, que ainda está por ser publicada em livro.

Escola Processual do Triângulo Mineiro

A partir de 1975, grupo de juristas, composto principalmente por Edson Prata, Ronaldo Cunha Campos, Humberto Teodoro Júnior e Virgílio Machado Alvim, juntamente com juristas uberlandenses, notadamente Jaci de Assis e Ernâni Fidélis dos Santos, deu início à edição da Revista Brasileira de Direito Processual, de circulação nacional e internacional, com periodicidade trimestral, de grande conceito e influência nos meios jurídicos do país. Esse grupo de juristas lançou, ainda, dessa década em diante, dezenas de livros sobre temas processuais, ganhando tanta notoriedade nos meios especializados que passou a ser denominado de Escola Processual do Triângulo Mineiro.

Ciências

Além de pesquisas e outras inovações em diversas áreas científicas, a ser oportunamente levantadas, nessa década foi iniciada a prática de filtração do sangue (hemodiálise) pelo médico Renato da Cunha Oliveira.

Referência a Uberaba

Referência a Uberaba no poema “Um Lírio, Por Acaso”, do livro Discurso de Primavera, de Carlos Drumond de Andrade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por