ARTICULISTAS

Atividades Culturais em Uberaba: Década de 1970 (I)

Guido Bilharinho
Publicado em 08/11/2025 às 10:45
Compartilhar

Arquitetura

 Na arquitetura prosseguiram as construções de arranha-céus, tendência iniciada nos anos 60, que teve sua origem na década de 1940 (Grande Hotel) e frustrações na de 1950, com a paralisação por muitos anos dos edifícios Delta e Equitativa, denominados, depois de prontos, Abadia Salomão e Everest, respectivamente. Com isso, pouco a pouco, foi-se modificando o perfil urbano da cidade.

Germano Gultzgoff, além de outros, elaborou o projeto arquitetônico do Shopping Urbano Salomão.

Wagner Schroeden, por sua vez, elaborou os projetos arquitetônicos do edifício Geraldino Rodrigues da Cunha (1977) e de outras edificações.

Flávio Oliveira Ferreira, também nessa década, projetou os edifícios Rio das Pedras e Rio Branco e João Lucas o Jóquei Parque.

Música

Na música, em 1970, realizou-se o III Festival do Chapadão de MPB, sob a direção de Ataliba Guaritá Neto e Jorge Henrique Prata Soares, que teve como vencedora a música “De Metal”, de Paulo Edson Ferreira. Nesse mesmo ano de 1970 foram criados os corais Tiradentes, no colégio de mesmo nome, que durou três anos, e Pro Forma, ambos pela professora Arahilda Gomes Alves, tendo este último, a partir de 1980, tomado a denominação de Trans Forma, que foi desativado em 1990 e se apresentou em comemorações cívicas e acontecimentos sociais e culturais.

Mais seis outros festivais do Chapadão de MPB, organizados por Jorge Henrique Prata Soares, foram ainda realizados nos anos seguintes.

Em setembro de 1975 realizou-se no Jóquei Clube o show Retrospectiva da Bossa Nova, organizado por Jorge Alberto Nabut e sob a direção musical de André Novais.

Em 1977 foi promovido por Jorge Henrique Prata Soares seminário da MPB De Chiquinha Gonzaga a Paulinho da Viola, ministrado pelo musicólogo carioca Ricardo Cravo Albin.

Teatro

Em setembro de 1971 realizou-se o II Festival do Chapadão de Teatro, organizado por Jorge Henrique Prata Soares, com apresentação de mais de 10 (dez) peças por grupos teatrais de diversas cidades.

A partir de 1972 foram encenados vários espetáculos teatrais e musicais: Good Gin x Bad People (1972), criação, montagem e direção de Jorge Alberto Nabut; Good Gin Contra os 4 Cavaleiros (1973), criação, texto, coreografia e direção de Jorge Alberto Nabut; Montagem Para Uma Noite de Inverno (1976) e Uma Noite Para Garcia Lorca (1977), ambos com montagem de Jorge A. Nabut e direção de Demilton Dib; O Circo (1977), texto e montagem de Jorge A. Nabut; Os Quatro Sentidos (1978), de vários autores; Laranja Partida em Quatro (1979), texto e direção de Jorge Alberto Nabut.

No ano de 1978 realizou-se, na cidade, durante quinze dias, o III Festiminas, patrocinado pela Federação de Teatro Amador do Estado, Teatro Experimental de Uberaba, Coordenadoria de Cultura de Minas Gerais e Secretaria de Educação de Uberaba, com oficinas, debates e conferências.

Com produção, direção, iluminação e cenário de Aldo Roberto, também o ator principal das peças, foram encenadas no teatro do TEU a partir de 1970, entre outras, Pluft, o Fantasminha e O Rapto das Cebolinhas, ambas de Maria Clara Machado, Vira-Latas em Apuros (1970), de Jurandir Pereira, O Gato de Botas (1971), de Perrault, adaptada por Tatiana Belinsky, além de, até 1975, Em Busca do Tesouro, Um Defunto Atrás do Sofá, O Mágico de Oz, Os Ciúmes de Um Pedestre, Uma Visita de Cerimônia, O Casaco Encantado, O Outro André, O Espetáculo de Um Homem Só, Quando os Sinos Param, Vamos Dar a Volta ao Mundo...? e O Pirata.

Marcou época a encenação em julho de 1974 no cine teatro São Luís da peça Coriolano, de Shakespeare, interpretada por Paulo Autran no papel título e Henriette Morineau representando a personagem Volumnia.

Em 1976 foi fundado pelo artista plástico e tenor Hélio Siqueira o Grupo Teatral Raiz, que desenvolveu intensa atividade nos dez anos seguintes, encenando, entre outras, as peças Vida e Morte Severina; Zumbi; O Mistério das Nove Luas; Uma Visão da Terra; A Morte é Simples de Madrugada; Que o Verde nos Perdoe; Pluft, O Fantasminha; A Menina e o Vento; O Rapto das Cebolinhas e Chapeuzinho Vermelho de Raiva.

O Teatro Experimental de Uberaba - TEU, então sediado na rua João Pinheiro, teve em 1979 um dos anos de maior movimento, realizando apresentações teatrais, exibições cinematográficas e promovendo palestras, uma delas do sertanista Orlando Vilas Boas sobre o rio Xingu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por