ARTICULISTAS

Atividades Culturais em Uberaba: Década de 1980 (I)

Guido Bilharinho
Publicado em 29/11/2025 às 11:12
Compartilhar

História da Medicina em Uberaba

Em 1980, a Academia de Letras do Triângulo Mineiro, com dotações da Bolsa de Publicações do Município de Uberaba, reiniciou a edição de obras históricas, com a publicação da História da Medicina em Uberaba, de José Soares Bilharinho, lançando os três primeiros de seus programados nove volumes em 1980, 1982 e 1983.

Pintura

Em junho de 1980, foi realizada no Jockey Club exposição retrospectiva da obra do pintor Hélvio Fantato, idealizada e organizada por Jorge Alberto Nabut.

Nos anos seguintes, realizaram-se exposições de Cármem Fernandes, Hélvio Lima e Carlos Roberto Caetano (1981, pinturas, na Mombaka Galeria de Arte), Israel Pedrosa (1982, cor inexistente, mutações cromáticas e formas virtuais, galeria de artes Reis Júnior da Fiube), Babinski (1983, aquarelas, gravuras e óleos, na galeria da Fundação Cultural), 2ª Mostra de Arte Uberabense (1983, pinturas, desenhos, vitrais, trabalhos em madeira, esculturas, tecidos, modelagem, na Maison Interiores), Panorama da Pintura Uberabense (1984, na galeria da Fundação).

Arquitetura

No decorrer dessa década, o arquiteto José Duarte Aguiar, a exemplo do que fez na década anterior, implementou diversos projetos arquitetônicos.

Tendo escritório em São Paulo, Rio de Janeiro e Roma, realizou inúmeras construções nessas cidades.

Entre outros edifícios e residências, Germano Gultzgoff projetou o edifício Vila Rica (1985), Wagner Schroeden, o shopping Elvira (1983), e Flávio Oliveira Ferreira, o prédio Geraldo Dias de Sousa (1984).

Por sua vez, o engenheiro, arquiteto e decorador Demilton Dib foi autor de diversos projetos arquitetônicos nessa década e, desde então, foi responsável pela ornamentação do parque Fernando Costa, da ABCZ.

Escultura

Hélvio Fantato e Hélio Siqueira, à semelhança de Joaquim Gasparino no início do século XX, a par de sua produção de pinturas, dedicaram-se, o primeiro desde antes e o segundo a partir dessa década, à escultura, legando obra considerável nessa área.

Feira de Arte/Participação

De 1981 a 1990, com exceção do ano de 1989, promoveu-se anualmente a Feira de Arte/Participação, idealizada e dirigida por Hélio Siqueira, comportando, no decorrer de uma semana de intensas atividades artísticas, conferências, oficinas e apresentações musicais e teatrais, culminando com grande exposição em praça pública.

Associações Culturais

Em 1980, foi organizada por iniciativa de Francisco José dos Santos Neto (Xico Xadrez), Luís Zago e outros a Liga Uberabense de Xadrez.

Em 1981, fundou-se, por iniciativa da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, a Academia Uberabense de Jovens Escritores.

Em 1983, foram fundadas na cidade a Associação Brasileira de Cerâmica Artística, por, entre outras, Lusa Almeida Soares Andrade e Marta Regina Bitar, e a Associação Uberabense de Artesãos e Artistas, por Lusa Almeida Soares Andrade, Maria Helena Ciriani, Maria Adélia Prata Andrade e outros artistas e artesãos, promovendo, a primeira, em 1984, o I Congresso Nacional de Cerâmica Artística.

Em 1987, por iniciativa de Eva Reis, instalou-se a delegacia da União Brasileira de Trovadores (UBT).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por