ARTICULISTAS

Atividades Culturais em Uberaba: Década de 1980 (II)

Guido Bilharinho
Publicado em 06/12/2025 às 15:41
Compartilhar

Iniciativas de Jorge Alberto Nabut

Ressaltam-se, nessa década, as iniciativas e realizações de Jorge Alberto Nabut, sintetizadas no livreto Território Poesia, concebido e editado pela Sociedade Amigos da Biblioteca Municipal e pela Mori Comunicação em 2013:

“Em 1984, idealiza e lança pela Fundação Cultural de Uberaba o LP Canto e Dança do Povo de Uberaba e cria o Arquivo Público de Uberaba, que dirige durante um ano; no mesmo ano, lança o livro de poesia ‘Paisagem Provincial’; em 1986, lança o Centro de Pesquisas Paleontológicas Levelyn Ivor Price, que resultará na criação do Museu Paleontológico de Peirópolis (1988), também projeto seu; em junho de 1988, cria o CONPHAU (mais tarde CONDEPHAU) - Conselho Deliberativo do Patrimônio Artístico e Cultural de Uberaba, o qual dirigiu por muitos anos; no mesmo ano, lança o livro de poesia ‘Sesmarias do Corpo’; em 1987, cria, inaugura e dirige por 15 anos o MAS - Museu de Arte Sacra de Uberaba, instalado na capela de Santa Rita.”

Museus

Em 1984, pela ABCZ, o Museu do Zebu, e, em 1987, pela Fundação Cultural e a Arquidiocese de Uberaba, o Museu de Arte Sacra, na igreja Santa Rita.

Cinema

Nos primeiros anos da década, realizaram-se semanalmente, no Cine Metrópole, sessões de arte promovidas pelo Centro Acadêmico Gaspar Viana, da Faculdade Federal de Medicina, com projeção de filmes selecionados e boa afluência de público.

Em 1981, foram fundados o Cine Odeon, pelo escritor Joaquim Borges, na rua Antônio Campos Sobrinho, durando aproximadamente um ano, e, em 1982, o Videoclube de Uberaba, primeira locadora de fitas de vídeo da cidade, por, entre outros, Virgílio de Castro Cunha, José Geraldo Miranda e Gilberto de Andrade Rezende, sendo gerenciada por José Maria dos Reis (Alemão).

Fundação Cultural e Arquivo Público

Numa demonstração da crescente participação dos poderes públicos municipais na área cultural, foram institucionalizados em 1981, pela lei municipal nº 3.130/81, a Fundação Cultural de Uberaba; em 1983, o Circo do Povo, e em 1985, pela lei municipal nº 3.656/85, o Arquivo Público de Uberaba, que já no ano seguinte iniciou a publicação dos periódicos Catálogo Histórico (1986), Arquivo e Documento e História, ambos em 1989. Em 1988, foi criado por decreto municipal o Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price.

Em 1984, a Fundação Cultural promoveu o I Encontro Nacional de Cultura Negra, com três dias de duração.

Teatro

Em 1984, foi encenada a peça Face a Face, de Décio Bragança, pelo Grupo de Teatro da Fundação Cultural.

Iniciaram-se em 1986 as atividades do Grupo de Teatro do SESI, que montou, sob a direção de Eduardo Lima, entre diversas outras, as peças Morte e Vida Severina, A Grande Estiagem, A Cigana Me Enganou, Somos Assim e a Pré-História de Romeu e Julieta.

Em 1989, o ator e diretor Milo Sabino organizou a Cia. Teatral Bumba Zebuboi, promovendo estudos do folclore brasileiro e apresentando espetáculos de Bumba-Meu-Boi.

Imprensa

Em 1981, o escritor Joaquim Borges lançou o jornal Quarto Poder. Em 1986, por iniciativa dos jornalistas Fabiano Fidélis e Jaime Moisés, começou a circular, sob a mesma significativa denominação de alguns de seus antecessores, o diário Jornal de Uberaba. Durante algum tempo, fazendo com que a cidade tivesse quatro diários, também circulou a partir de maio de 1988 o jornal Cidade Hoje, dirigido em sua última fase por Cícero Romão Batista.

Periódicos

Vários periódicos surgiram na década. Em 1980, iniciou-se a publicação por Guido Bilharinho da revista de poesia Dimensão, semestral nos dez primeiros anos e depois anual, com corpo de colaboradores e circulação nacionais e internacionais. Duas revistas de variedades de elevado padrão gráfico surgiram ainda nesses anos: Reflexos, em 1985, que durou até 1989 e lançou, pelo menos, vinte números, inicialmente dirigida por Lenice Sivieri Varanda e Fernando Luís de Oliveira, depois só por este último e, finalmente, por Lúcio Scalon, e Autêntica, em 1989, editada por Roberto Reis de Oliveira. Em 1986, foi lançado o primeiro número do jornal cultural Questão, editado pelos professores Décio Bragança, Danival Roberto Alves, Paulo Roberto Ferreira e José Mário Sousa. Em 1987, foi lançada, sob a direção do jurista e então juiz de direito em Uberaba, Humberto Teodoro Júnior, a Revista de Crítica Judiciária, e, em 1988, Adalberto Amorim Júnior editou o periódico jurídico Veredicto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por