Ensino
Na área, entre outras realizações, a década teve ao nível do Ensino Superior a inauguração, em 1990, do campus da Faculdade de Agronomia e Zootecnia, a criação, em 1995, da Fundação Municipal de Ensino Superior – Fumesu, e a inauguração, em 1996, da TV Universitária.
No Ensino Fundamental surgiram, entre outros, diversos educandários, fundados pelos professores: Colégio Opção (1993, Márcia Marques Afonso); Colégio Apoio (1993, René dos Reis Borges); Colégio Machado de Assis (1995, Poliana Bênção); Colégio Coliseu Mário Quintana (1997, Heraldo Correia e Rosa Maria Santos Finholdt); Colégio Liceu Albert Einstein (credenciado em 1997); Colégio Gênio’s (1998, Ana Cristina Barbosa); Colégio CEU – Centro Educacional de Uberaba (1999); Colégio F.A.S. (1999).
Por sua vez, dos colégios Tales de Mileto, Objetivo e Gabarito não se obteve indicação dos anos de fundação, todos provavelmente surgidos na década de 1990.
Congressos e Conferências
No decorrer da década foram realizados inúmeros congressos, simpósios e conferências. Entre eles: XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (1991), IX Encontro de Historiadores da Região de Franca e I Encontro dos Historiadores de Uberaba (1992), Simpósio de Direito Constitucional, Ambiental e Urbanístico (1993), Curso Uberaba: Evolução Histórica e Perspectivas Atuais (1996, pelo Arquivo Público e Secretaria Municipal de Educação e Cultura), Seminário de Formação e Atualização para Vereadores (1996, promovido pelas subseções da OAB de Uberaba e de Uberlândia, com organização da Escola de Governo).
Uberaba foi palco, nesse período, além de inúmeras outras, das conferências de José Cordeiro Blanco, dirigente da Fundação Gulbenkian/Portugal, e Kennet David Jackson, professor de Literatura da Universidade de Yale/EEUU (ambos a convite do Instituto de Cultura Lusófona Antônio Borges Sampaio), Evandro Lins e Silva, jurista, e Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, ex-ministro da Fazenda e candidato à Presidência da República (ambos a convite da Escola de Governo da Associação Triangulina de Formação de Governantes), Fábio Konder Comparato, Miguel Reale, Geraldo Ataliba e J. Calmon de Passos, juristas, e da socióloga Maria Vitória Benevides (também pela Escola de Governo).
Ciências
Realizada em 1992 no então Hospital Escola da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, segundo Marcelo Prata dos Santos, a primeira cirurgia de implante de minimarca-passo do país.
Procedida em 1993 no Hospital Escola da Faculdade de Medicina a primeira cirurgia para implantação de ponte de safena em Uberaba.
Atividades Diversas
Fundação do Terno da Paz, de congada, por Luci Santos (1990) e invenção do helicóptero especial para salvamento e combate a incêndios por Pedro Lima (1995). Encerradas em 1993 as atividades do Cine Uberaba Palace, iniciadas em 1959.
Lei municipal nº 6.542, de 16/01/1998, estabeleceu normas para proteção do patrimônio histórico e artístico de Uberaba, porém, como todas as leis brasileiras do gênero, transferindo inconstitucionalmente para os proprietários as obrigações e ônus que devem ser única e exclusivamente dos órgãos públicos como representantes da coletividade beneficiada.
Em junho de 1999, foi realizada na Galeria de Arte da Fundação Cultural a Mostra Fotográfica Divino Pantanal, do fotógrafo Renato Peixoto Júnior.
Referências a Uberaba
Nessa década, foram lançados de escritores alheios à cidade, mas que a ela se referem, Apontamentos de Viagem, de J. A. Leite Morais (1995, nova edição), e Teófilo Godói e a Saga do Zebu - Do Brasil à Índia (1995), de Lourival Brasil Filho.
Uberaba foi citada no poema “Retrato Interior”, de Antônio Barreto, publicado em 14 dezembro 1997 no Estado de Minas, de Belo Horizonte. No ano seguinte, em maio, foram publicados no Suplemento Literário de Minas Gerais nº 37 – nova numeração após passar a ser editado pela Secretaria de Cultura – os textos “A Índia e Uberaba em Cinco Atos” e “Uberaba de A a Z”, ambos de Maurício Andrés, arquiteto e, à época, presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente.
Livrarias
Na década, além de continuidade das livrarias A Escolar, Católica e Alternativa, foram fundadas Papel Cartaz e Lemos e Cruz, ambas em plena atividade em 2015.
Autores e Livros
Na área editorial, mais de 70 (setenta) livros foram lançados na década, número superior ao publicado nos primeiros cinquenta anos do século. Editaram-se livros de história regional, romances, contos, poesia, ensaios, crônicas, artigos, memórias, história, crítica cinematográfica, crítica literária, biografias e genealogia.
A década marcou a estreia do escritor que se transformaria em poucos anos no maior fenômeno literário brasileiro, José Humberto Silva Henriques, em qualidade, quantidade e diversidade de gêneros praticados.
Guido Bilharinho
Advogado em Uberaba e editor das revistas culturais eletrônicas Primax (Arte e Cultura), Nexos (Estudos Regionais) e Silfo (Autores Uberabenses)