ARTICULISTAS

Adoecido Coração

Heloisa Helena Valladares Ribeiro
Publicado em 06/06/2023 às 18:55
Compartilhar

O dia 12 de junho, em que se comemora o Dia dos Namorados, foi criado pelo empresário João Dória, em 1949, sugerindo a campanha publicitária com o slogan: “não é só com beijos que se prova o amor”.

Inúmeras são as formas de amor, se o relacionamento é vivido com respeito e partilha.

Entretanto, onde houver relacionamentos mais próximos pode ocorrer uma relação abusiva, seja entre familiares, no trabalho, sendo que onde se propõe uma hierarquia pode haver abusos.

Ainda vivemos em uma sociedade em que há comportamentos que reforçam o machismo estrutural. Esse comportamento que fortalece a imagem do homem hétero gera desigualdade entre homens e mulheres, existindo na família, no trabalho e nas relações afetivas.

Quando ocorre nas relações afetivas, a mulher passa a ser vítima de violência doméstica; muitas vivem um casamento abusivo e dependem tanto emocional quanto financeiramente do parceiro. Elas se mantêm na relação por causa das facilidades promovidas pelos abusadores, vivendo um verdadeiro ciclo vicioso.

As pessoas vítimas de violência poderão até se tornarem agressores.

Atualmente, o que mais falta ao ser humano é a autoestima.

A juventude atual (entre 15 e 29 anos) faz sexo sem compromisso, beija sem limite, sente ciúme de forma excessiva, expõe-se exageradamente nas redes sociais, o que traduz em baixo autoestima.

A baixa autoestima favorece a tolerância à violência doméstica.

Além disso, muitas mulheres vítimas de violência têm medo do agressor e pensam que se contarem para alguém serão mortas e seus filhos ficarão órfãos. Contudo, há várias formas de buscar ajuda. A primeira delas é conversar com alguém de confiança, procurar um profissional, consultar as autoridades.

Existe a Patrulha de Prevenção à Vítima de Violência Doméstica – PPVD, basta discar 180, 181 ou 190.

Anna Mae Bullock (Tina Turner) viveu um relacionamento marcado por brigas, escândalos e agressões físicas. Seu marido era alcoólatra e dependente de drogas. Após 18 anos de um casamento conturbado, finalmente teve a coragem de se divorciar, abrindo mão de seu patrimônio pela liberdade e dignidade.

A culpa é do agressor, que não está lidando bem com suas emoções (Provérbios 29:11).

Em Uberaba, temos o Centro Integrado da Mulher – CIM, que funciona junto à Delegacia da Mulher, referência do Município. O atendimento é das 8h às 18h, com equipe composta por profissionais que fazem o acolhimento e atendimento psicossocial de mulheres vítimas de violência, dentro do âmbito familiar. Fica localizado na Rua Luiz Próspero, 242, Parque das Américas, com entrada pela lateral. Os diversos serviços prestados pelo C.I.M. possuem estrutura capaz de restabelecer a saúde física e mental das vítimas de violência.

Os mais fortes e poderosos deveriam proteger os mais vulneráveis, não abusar deles (Provérbios 31:8-9)!

Tina Turner ganhou notoriedade com a música “What’s Love Got To Do With It”. A letra traz o seguinte questionamento: Quem precisa de um coração quando um coração pode ser partido?

Que possamos educar nossos filhos (as) para adquirirem bons hábitos, trabalhando para combater o orgulho, o egoísmo, diminuir o rancor do coração, deixar de se ofender por tão pouco. Só assim serão melhores e saudáveis.

E você, como será o seu Dia dos Namorados? Reflita nessa situação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por