ARTICULISTAS

Celebrando Alexandre Augusto Fernandes Saad

Heloisa Helena Valladares Ribeiro
@heloisaribeiro1704 @valladaresribeiro.advogados
Publicado em 11/07/2024 às 18:49
Compartilhar

Recebi a notícia de que ontem, dia 11 de julho de 2024, voltou para a Pátria Espiritual Alexandre Saad (1961-2024), o Guti, querido por muitos de nós. Alexandre, além de ter exercido a profissão de dentista, foi violeiro, poeta, apresentador, criador de conteúdo digital e produtor cultural.

Eu o conheci há mais de vinte anos e, durante esse breve período, pude perceber que o tamanho do seu corpo físico era igual ao tamanho de sua bondade, alegria e musicalidade.

Era um verdadeiro artista, suas composições o revelam sábio e encantador: “Boiada chegou na cerca/Juntando pra se esquentar/Coruja bateu as asas/É hora de trabalhar... A Lua no horizonte nasceu, nasceu/Vermelho quase laranja, empalideceu/A noite tornou-se um manto/A chuva já se escondeu/Virei parte do Encanto/Do céu que apareceu... Boiada mugindo a cerca/Parecia perguntar/Qual foi o santo milagre/Que fez o céu clarear... Os grilos em sintonia/Começaram a explicar/Cantando em sinfonia/Enfeitiçaram o ar/A Lua no horizonte cresceu, cresceu/O pálido brilho branco resplandeceu/A noite tornou-se um manto/A chuva já se escondeu/Virei parte do Encanto/Do céu que apareceu”. (“A NOITE” – A.Saad e G.Spindola)

Guti era neto do doutor Odilon Fernandes (1907-1973) respeitável espírita por religião e pesquisador por convicção, fundador da “Casa do Cinza”. O espiritismo é uma religião que acredita na reencarnação e no processo de evolução de todos os espíritos. Já espiritualizar-se significa conduzir a vida no caminho do bem, do amor ao próximo e da caridade; é esforçar-se para corrigir seus defeitos e domar seus maus instintos.

Citamos um pensamento do avô do Guti que, para nós, é verdadeiro exemplo do Evangelho de Jesus: “O amor não cogita de recompensa. É um sentimento que se basta” (Odilon Fernandes).

Quando Guti bateu as botas, lembrei-me da coruja batendo as asas; da ave soberana da noite, agora nosso amigo tem a capacidade de enxergar através da escuridão, vendo o que os outros não veem. Guti sempre buscou o conhecimento e continuará, porque apenas trocou a veste e a morada. Ele assim profetiza na letra da música: “/Qual foi o santo milagre/Que fez o céu clarear... Virei parte do Encanto/Do céu que apareceu...”

Sim, a vida constitui um santo milagre, porque todos os dias, ao dormirmos, nós praticamente morremos, e ao acordarmos, renascemos. Sabemos que após um tempo, já recuperado, você poderá estar entre os seus, sua amada Simone, seus filhos (a), noras, genro e netos (a).

Em 11 de julho se comemora o Dia de São Bento. De acordo com a tradição, Bento de Núrsia ou Nórcia foi santificado por ter vencido duas ciladas armadas pelo Diabo, nas quais lhe é oferecido um cálice de vinho e um pedaço de pão, envenenados. O Santo Varão, como também é chamado, vencia o tentador utilizando-se do sinal da cruz e da oração contida na Cruz Medalha que fora esculpida nas paredes de um mosteiro.

Diante do óbito (dor), a espiritualidade se mantém; é o que ocorre neste momento de profunda tristeza para os familiares, os amigos, os fãs. Contudo, GUTI pode estar em festa, acompanhado do seu avô, de outros familiares e amigos, simplesmente cantando: “Compreendo que tudo é eterno/De um beijo a um abraço fraterno/o cheiro do mato do campo, na terra dos mitos caipira/Saci-Pererê/Curupira também fez a noite fazendo/Fazenda Madre Canaã” (“Madre Canaã” – A. Saad e G. Spindola).

Termino citando seu avô: “Abrace a doutrina e pense no bem. Jesus é o caminho” (Odilon Fernandes).
 
Heloisa Helena Valladares Ribeiro
Advogada e membro do IBDFAM
@heloisaribeiro1704
@valladaresribeiro.advogados

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por