ARTICULISTAS

Degradação da paisagem

Heloisa Helena Valladares Ribeiro
Publicado em 26/08/2024 às 19:10
Compartilhar

O clima em Uberaba está com baixa umidade relativa do ar, atravessando Minas Gerais uma onda de calor intensa, já tendo sido emitido pelo Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia – o alerta vermelho, pois a temperatura poderá subir até cinco graus.

A notícia de que a umidade relativa do ar em nossa localidade foi semelhante à do deserto exige uma conduta positiva quanto ao meio ambiente. Hoje em segundos somos avisados como está a temperatura, a umidade relativa do ar, a incidência de ventos, chuvas fortes, calor intenso, não há desculpa para a omissão.

Atitudes como: economizar papel, água e energia elétrica; reduzir a utilização de plástico, e diminuir o consumo de carne abrandam o impacto destrutivo, trazendo equilíbrio e preservação para o meio ambiente.

Durante a semana de 18 a 24 de agosto, a umidade relativa do ar em Uberaba chegou a 20%, trazendo o alerta vermelho. Houveram incêndios e queimadas ao longo da semana, o que causou um intenso trabalho dos bombeiros. Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros (193) e a Cemig (116) devem ser avisados. A prática de queimadas ilegais deve ser denunciada de maneira anônima, telefone 181 (Disque Denúncia). Em 90% dos casos, as queimadas e incêndios são provenientes da ação humana.

As queimadas enquanto fenômeno natural ocorrem devido a descargas elétricas, vulcanismo, tempo muito seco com altas temperaturas e baixa umidade. A ação de queimar lixo, limpar terrenos agrícolas sem o devido planejamento, pode propagar queimadas de forma irresponsável. O vento e a baixa umidade podem fazer com que surjam fagulhas naturais, provocando incêndios que podem atingir grandes proporções. 

Durante a semana em nossa cidade, houveram descolamentos sociais e ecológicos, com consequências graves para o meio ambiente, para a saúde humana, para a fauna e flora. Foi intensa a convivência com fuligens, dióxido de carbono (CO2) e outros gases; sem nenhum exagero, sentimos muito, principalmente, os bebês, as gestantes, os idosos e animais domésticos.

Segundo pesquisas, as partículas de fuligem contêm substâncias relacionadas que podem ser cancerígenas, não só no trato respiratório, mas também em outras partes do organismo humano. 

Vovó Alba tem 85 anos. Ela ganhou um ar-condicionado na sala de televisão, mas não se acostumou, gosta do ar puro, e quando sai para respirar comenta: “o ar está muito seco, parado; olha, mudou inclusive a cor do ‘céu de Uberaba’”. Sempre se referindo ao nosso médium: “Chico Xavier dizia ser a Amazônia o coração do mundo”. A anciã tem acompanhado a ação destrutiva do homem e comenta: “final dos tempos”.

Como cidadãos, devemos nos movimentar para que melhore o meio ambiente de nossa localidade, fazendo da moral e da ética condutas práticas no dia a dia. Quem causa problemas ao meio ambiente colherá somente ventos. Não mudando, futuramente podemos vir a pagar pelo ar que respiramos.

Acreditar em Deus não nos torna menos responsáveis pelo meio ambiente. O Ser Superior respeita o nosso livre arbítrio, tanto que a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. Participar das questões ambientes, beneficia a vida, em consonância com a sabedoria, o amadurecimento e a responsabilidade.

Nosso país tem imensuráveis riquezas naturais. Através da educação ambiental, teremos uma vida simples e saudável. O cuidado com o lixo que geramos contribui para a preservação do Planeta.

Termino citando a atualíssima Nise Magalhães da Silveira (1905-1999): “É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por