ARTICULISTAS

Dias melhores

Heloisa Helena Valladares Ribeiro
Publicado em 30/12/2023 às 17:27
Compartilhar

Encerrar e começar o Ano com alegria é um desafio. Seja o que foi que aconteceu, você está aqui, não sucumbiu. O que nós precisamos é salvar o equilíbrio emocional e ter clareza mental. Importa do que vamos nos alimentar durante o Ano, pois somos o que comemos, não só física, mas emocional e espiritualmente.

Que possamos ter Dias Melhores. O nosso acervo de letras e melodias brasileira é muito rico. Cada canção retrata o momento, sendo indispensáveis para o nosso crescimento. Todos fazem planos para o Novo Ano e está tudo bem. Cada um de nós é um oceano em constante navegação.

Em várias ocasiões, as canções agora compartilhadas significaram muito, foram importantes:

“Canta coração, que esta alma necessita de ilusão. Sonha coração, não te enchas de amargura... (Juan Luis Guerra, ‘Borbulhas de Amor’, versão de Ferreira Gullar, 1991)”.

“Vivemos esperando o dia em que seremos melhores, melhores no amor, melhores na dor, melhores em tudo. Dias melhores pra sempre... (Jota Quest, ‘Dias Melhores’, 2000)”.

“Sabe o que eu mais quero agora, meu amor? Morar no interior do meu interior, pra entender por que se agridem, se empurram pro abismo, se debatem, se combatem sem saber... (Vander Lee, ‘Onde Deus Possa Me Ouvir’, 2003)”.

“Quero que você seja feliz, hei de ser feliz também. Depois... (Mariza Monte, Carlinhos Brow, Arnaldo Antunes, ‘Depois’, 2011)”.

Cuidar de você mesmo é uma responsabilidade intrasferível. Seja natural, pois, segundo Oscar Wilde: “Ser natural é a mais difícil das poses”.

Não é todos os dias que você está com vontade de se fazer bem, contudo, precisa acordar, respirar fundo, não deixar o problema ficar maior que você, pois para tudo há solução, e se não houver já está resolvido. Desapegue. Ainda que se sinta despreparado, esforce-se, seja autêntico.

Os hábitos nos definem, escolha os seus e os pratique. O que é mundano e o que é deste mundo? Não devemos nos apegar à família, à profissão, aos problemas. Honrar pai e mãe não é ter apego, porque a separação é uma consequência natural da vida.

Ser generoso para compartilhar conhecimentos é uma forma de desapego. Ter cuidado com as pessoas mais velhas também o é, pois através delas nós adquirimos conhecimento.

Devemos nos precaver para não nos deprimirmos. Ainda que haja sofrimento, não deixe de ter alegria. Pergunte o que esse padecimento veio lhe trazer. Isso não é sadismo, ao contrário, é aceitação, é humildade, Deus está presente em nossas reações. Não se preocupe. Faça coisas que lhe farão feliz. Não se esqueça de fazer aos outros aquilo que gostaria que eles lhe fizessem.

Para o Novo Ano, que você tenha Amor, Bondade e Beleza. Segundo a filosofia, a ideia de Sócrates e, em sucessão, de Platão é que: “o amor é o caminho, e o nexo de união com isso é o que a humanidade chama perfeito e divino”. O conceito de bondade é fazer o bem a outrem. Já a beleza advém da pureza do raciocínio, da surpresa e da consistência das leis. 

Estar em paz é fundamental. Não deixe nada para depois. Iremos retornar um dia e estarmos limpos é o mais importante. Programar, decidir, escrever e fazer.

Feliz Ano Novo!


 

Heloisa Helena Valladares Ribeiro

Advogada e Membro do IBDFAM

@heloisaribeiro1704

@valladaresribeiro.advogados


 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por