É um movimento social criado pelo psicólogo, palestrante, professor e escritor Leonardo Abrahão, que tem por objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional dos indivíduos e das instituições humanas.
Temos várias técnicas que nos ajudam a cuidar da saúde do corpo e do espírito, como, por exemplo, a meditação.
Jesus Cristo meditava quando se afastava de todos e se recolhia em silêncio. Vemos esse exemplo no Monte das Oliveiras, quando Ele pede: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua” (Lucas, 22:39-47).
Tive a felicidade de conhecer Leonardo Abrahão, na 14ª Subseção da OAB em Uberaba, realizando uma palestra sobre “Saúde Mental” e desde então sigo o seu trabalho.
O movimento “Janeiro Branco” completa dez anos e o nome da campanha é: A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!
Uma forma de preservar a saúde mental é evitar pessoas tóxicas, pois somos verdadeiras esponjas, muitas vezes sugamos os pensamentos, sentimentos e emoções dos outros.
Você também pode cuidar da saúde mental estabelecendo horários para permanecer na rede social, no celular e nos jogos, sejam eles eletrônicos ou não.
Sempre que possível, busque a natureza, boas leituras, bons filmes e boas músicas.
A conexão com a natureza, pode se dar por meio de uma planta em casa, animais ou a luz solar durante o dia, isso lhe dará alegria e prazer.
Cuidar é praticar atividades físicas, tomar bastante água, alimentar-se de forma equilibrada, comer na medida certa, ter uma rotina, contudo permita-se prazeres pontuais.
Trabalhe diariamente por uma carga horária saudável; mesmo amando o labor, não deve abrir mão das horas de descanso, pois sua saúde não pede excesso.
Lembre-se de que amar de verdade é não abrir mão da própria individualidade.
Por fim, é preciso flexibilizar sentimentos, palavras e ações.
Janeiro Branco é um convite ao autocuidado e autoamor.
Cultive seu sono e sua família.
Desapegue do passado, deixe ele ir.
Melhore seus hábitos.
Aprecie cada momento de inspirar e de expirar.
Respeite-se!
Heloisa Helena Valladares Ribeiro
Advogada
heloisaribeiro1704
valladaresribeiro.advogados