Recebemos o convite do Prefeito Municipal Paulo Piau
Recebemos o convite do Prefeito Municipal Paulo Piau e sua equipe para colaborar no diagnóstico de nossa cidade a partir das avaliações que cada um poderá fazer preenchendo o questionário – Bloco 1 – Diagnóstico – acessível no site da Prefeitura Municipal de Uberaba e assim contribuir ativamente na elaboração da Agenda de Convergência sobre o Futuro de Uberaba. A dra. Milena Chaves, presidente da Fundação João Pinheiro apresentou-nos seu trabalho na organização e publicação do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil – 2013 esclarecendo conceitos e divulgando os dados já verificados, mostrando-nos o lugar que ocupamos no referido índice em comparação com outras cidades e outros estados. O desafio é ampl avaliar a realidade municipal e sugerir ações efetivas para um avanço significativo nos índices atuais.
O mais importante é que cada um poderá apresentar ao Executivo municipal seu ponto de vista e suas experiências marcantes tornando a avaliação resultante o somatório real das vivências e aspirações de todos que aqui moram e aqui constroem suas vidas ao mesmo tempo em que organizam e estruturam grupo de pessoas alinhadas pelo objetivo comum compartilhando meta grandiosa e possível: bem-estar e plenitude de vida.
Estar socialmente em pequenos grupos de amigos favorece a confiança de poder manifestar opiniões sobre a cidade em seus limites, oportunidades e conflitos. Todos têm histórias para contar e sugestões para dar. Agora esta mesma oportunidade está aí ao alcance daqueles que se dispuserem a elaborar suas análises e apresentar suas propostas. O campo é extenso, pois o IDH prioriza os itens: renda, conhecimento e longevidade para classificar os países, as cidades e até mesmo os bairros nos seus graus de desenvolvimento humano. Antes deste Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) avaliava-se o desenvolvimento de um país apenas pelos avanços econômicos e agora se busca também avaliar as melhorias no bem-estar humano.
Um dos grandes perigos nestas análises refere-se à maquiagem dos números, tão em voga na atualidade; outro se refere ao fato de ser um método comparativo que utiliza medidas às vezes obtidas diferentemente e dependentes de censos não anuais. A grande vantagem é o olhar avaliativo estar direcionado para o homem na sua qualidade de vida. Não basta um PIB ideal, este deve ainda estar a serviço do humano. É uma visão ampla, inclusiva e não apenas econômica.
Aqui temos ainda a vantagem desta consulta social ampla e ilimitada. Mesmo que muitos se abstenham de manifestar, outros muitos demonstrarão a vontade de construir uma Uberaba melhor!
(*) Psicóloga e psicanalista