A televisão priorizou a cobertura detalhada e os interessados puderam acompanhar cada etapa do ritual de entronização ao novo Presidente dos Estados Unidos.
A televisão priorizou a cobertura detalhada e os interessados puderam acompanhar cada etapa do ritual de entronização ao novo Presidente dos Estados Unidos da América: Barack Hussein Obama. Apoiado nos slogans de renovação e sustentado pelas diferenças, Obama traz diretamente consigo a esperança dos norte-americanos e, indiretamente a dos outros povos: os desiguais, os que se sentem oprimidos por uma maioria poderosa e os que sofrem preconceitos de qualquer espécie.
Sua campanha foi inovadora, até mesmo na forma de arrecadar fundos: aberta a qualquer um, com qualquer quantia, usando para tanto depósitos em conta especial. Todos também poderiam, através de página na Internet, opinar sobre os programas e planos futuros de governo. Enfim, Obama interagiu e ouviu aos que quiseram participar, tornando-se então, um verdadeiro representante dos seus inúmeros eleitores.
A seguir entrou em cena a nova Primeira-Dama: Michelle Obama. Entre acertos e deslizes nos figurinos usados nas solenidades de posse, contrabalançados por sua presença poderosa, ela delineou seu perfil pessoal, caracterizou apropriando-se do seu lugar e responsabilidades como primeira-dama do país.
E quando as câmaras se voltaram sobre o novo primeiro casal mais mensagens foram assimiladas. A família Obama mostrou-se jovem, simples, unida, amorosa e comum. Nada de extraordinário externamente, mas deixaram em todos a forte impressão de que são unidos, cúmplices, amorosos e fieis não só à sua Igreja e Pastor, mas também entre eles! Os olhares que trocaram, a dança no palco, a conversa ao pé do ouvido, deram-nos a impressão de amor e respeito, o que nos faz concluir: nessa atual novela política o amor está de volta!
Pode ser tudo encenação duramente ensaiada durante muito tempo, mas os comentários apontam que o amor está no ar, e que a primeira família inspira romance, fidelidade e final feliz. No entanto, se for mentira, podemos afirmar sem risco de err É PURA VERDADE – o desejo de todos de ver e seguir a vida de pessoas que colocam o amor acima de outros interesses; o desejo de todos de amar e ser amado; o desejo de todos de serem únicos perante o amado e não apenas um(a) genérico(a), facilmente trocado por melhor comércio; o desejo de todos por laços de fidelidade e compromisso!
(*) psicóloga e psicanalista