Basta ligar a televisão para aparecerem os jovens brasileiros
Basta ligar a televisão para aparecerem “os jovens brasileiros”, em verde e amarelo, na maior festa e alegria, comemorando os jogos fantásticos da Copa 2014, onde o Brasil se torna Hexacampeão! Basta desligar a televisão para aparecerem os verdadeiros brasileiros na árdua tarefa de manter a vida e o viver seguindo responsavelmente os horários e os deslocamentos necessários para o desempenho profissional com dignidade e segurança, desenvolvendo suas atividades de forma a prover o sustento de todos que deles dependem em educação, saúde, moradia, alimento e vestuário!
Desde que os líderes políticos descobriram a necessidade humana de prazer e gozo, em contraponto às responsabilidades laborais, descobriram também que a insatisfação cultivada durante toda a semana de trabalho rotineiro e amargurado pode ser diminuída com um domingo de bem estar que no Brasil se sintetiza em: sol, churrasco e futebol! Depois da descoberta, os governantes passaram a planejar e controlar o lazer dos trabalhadores em prol da manutenção do próprio poder uma vez que do mal estar nasce a necessidade de mudança. Nos circos romanos a máxima do Pão e Circo já era válida e os Césares acabavam com as queixas populares distribuindo cereais e organizando diversos jogos e espetáculos circenses com palhaços, lutas de gladiadores e animais.
Além de ser um político eleito pelo voto, Adolf Hitler desejava a estabilidade de um milênio para a manutenção do seu poder pessoal e partidário na Alemanha dos anos trinta. Assim sendo conseguiu sediar os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno em Berlim/1936. Para isso projetou e construiu o mais espetacular e moderno Estádio Olímpico onde esperava divulgar ao mundo a estética nazista utilizando os atletas arianos para a glória do regime hitleriano como nunca acontecera antes. É pertinente lembrar que nestas olimpíadas de Berlim/1936 o atleta negro norte-americano Jesse Owens conseguiu o feito histórico de ganhar quatro medalhas de ouro nos 100 e 200m, no revezamento 4/100 e no salto em distância, destruindo de forma avassaladora o “mito ariano”.
Também no Brasil/2014, o capenga governo populista/petista, numa tentativa suicida de recuperar liderança e conseguir reeleição optou por sediar a Copa Mundial de Futebol apesar de todos os índices de fraco desempenho em economia, qualidade de vida, oferta de emprego, saúde, transporte, segurança, moradia e alimentação – que enfim comprovam os resultados desastrosos das ações em curso. Em recente aparição pública, nossa presidente Dilma informou ao povo que os estádios construídos e todas as obras de infraestruturas iniciadas para a Copa Mundial ficarão no país como benefício à população em geral já que os turistas não as levarão consigo! Concordando plenamente podemos afirmar que para nós – trabalhadores brasileiros - restarão certamente os elefantes brancos inacabados e as enormes dívidas a serem pagas.
(*) Psicóloga e psicanalista