Um simples toque ON no controle remoto
Um simples toque ON no controle remoto e uma onda vermelha tipo tsunami invade e destrói todo o entorno. Esta destruição não é física, ela pertence ao campo da moral e da ética. São todos os valores que até então permearam nossas atitudes e nortearam nossas vidas! Por isso não consigo pensar noutro título – “Os Caras de Pau”, que aqui utilizo pedindo licença a Jorginho e Pedrão (Leandro Hassum e Marcius Melhem); basta os mais recentes acontecimentos para esclarecer e confirmar minha opinião.
Os dois mensaleiros recentemente justiçados - João Paulo Cunha e José Genoino - agora coordenam a Comissão de Justiça e de Cidadania da Câmara Federal para limitar ou até mesmo impedir a ação dos Promotores e Juízes, responsáveis pela volta da credibilidade brasileira, seja aqui ou até mesmo em nível internacional. Vingança? Retaliação? Não, é apenas a confissão reconhecida da culpa! É o desmascaramento afinal, é a falta de argumentos, palavras ou provas que pudessem reverter todo o processo!
Existe um dito popular que impede a raposa de dar segurança ao galinheiro! Num evidente contrassenso, os petistas acima citados ameaçam acabar com a atribuição de investigações do Ministério Público, bem como a avocação da competência jurisdicional para que o Congresso dê a última palavra sobre matérias constitucionais (afronta à Justiça), argumentando que o estado democrático brasileiro em vigor assim o permite! Em outras palavras: já que estamos “fora da lei”, por isso as punições recebidas, devemos mudar as leis e, evidentemente, não nos submetermos a elas.
“Mil anos ao III Reich!” Era assim que os nazistas brindavam as vitórias iniciais do partido. “Vida Eterna ao PT!” Foi assim que os recém-vitoriosos petistas comemoraram a vitória. Este, no entanto, não é apenas um brinde comemorativo, já que para a manutenção do PT no poder tudo é permitid controle dos tribunais superiores, censura da imprensa, silenciamento do Ministério Público e centralização da vida política.
O deputado petista Nazareno Fontele apresentou projeto de lei visando a determinar o quanto e em que cada brasileiro deveria gastar seu dinheiro cujas sobras seriam confiscadas para uma “poupança fraterna”; não é necessário questionar quem controlaria este confisco! Assim ele saiu do anonimato nacional em que vivia atraindo mais desconfianças ainda sobre o seu partido e seus objetivos!
Através da rede de notícias internacionais fomos informados que o ex-presidente Lula firmou contrato com o New York Times para a publicação de uma coluna mensal sobre... Mais um desvio de dinheiro público, mais uma conta que todos pagaremos, de um jeito ou de outro! Enquanto isso, serviços essenciais à vida do brasileiro, como educação e saúde, permanecem na lama do desvalor como moeda de troca de votos não importa a qual preço!
(*) Psicóloga e psicanalista