ILCÉA BORBA MARQUEZ

Vestígios de ontem

Ilcéa Borba Marquez
Publicado em 14/03/2023 às 19:01
Compartilhar

Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil – apareceu na rede dos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, nas águas do Rio Paraíba do Sul, com o corpo separado da cabeça, sendo encontrados um após o outro. Guaratinguetá, SP, preparava-se para receber o Conde de Assumar, governante da capitania de São Paulo a caminho de Vila Rica, MG, necessitando realizar pesca abundante capaz de alimentar ilustre figura e sua comitiva. Neste dia, a pesca estava difícil e eles estavam desistindo, quando João Alves lançou novamente a rede e apanhou a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Inicialmente, içaram uma imagem pequena sem a cabeça. Lançaram novamente a rede e dessa vez apanharam a cabeça, que se encaixava perfeitamente no corpo já pescado. Despois desse fato, conseguiram tantos peixes que voltaram por medo de o barco virar com o peso da carga abundante. O fato foi considerado milagroso e, emocionados, levaram para Guaratinguetá a imagem pescada, juntamente à grande quantidade de peixes, considerada então intervenção divina.

Nos quinze anos seguintes, a imagem ficou na casa de Filipe Pedroso, sendo reverenciada pelos vizinhos, que se encontravam para rezar e, então, perceberam que seus pedidos eram sempre atendidos. Como forma de gratidão, construíram um pequeno oratório em Itaguaçu, que em pouco tempo já não comportava o grande número de fiéis que para lá acorria.

Assim nasceu a igreja de Nossa Senhora Aparecida, em julho de 1745, e em 1822 recebeu a visita do imperador D. Pedro I, homenageando a imagem milagrosa da Senhora Aparecida, como também é conhecida.

Em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel ofereceu a Nossa Senhora uma bela coroa de ouro, enfeitada com rubis e diamantes, em cumprimento da promessa feita 20 anos antes, na primeira visita feita à imagem.

Percorrendo dados históricos, registramos a ocorrência de aparecimentos de várias imagens da Virgem Maria Negra, a partir dos séculos X e XI, por toda Europa: Alemanha – Nossa Senhora de Altötting; Áustria – Virgem Negra; Espanha – Virgem de Montserrat; França – Virgem Negra de Mende; Polônia Virgem – Negra de Czestochowa; Portugal – Nossa Senhora de Nazaré; Egito – Mosteiro de Santa Catarina do Monte Sinai, e outras ainda. Todas trazem consigo lendas de origem antiga e poder de milagres, tornando-se destino de peregrinação. Os lugares do aparecimento, como catacumbas, sarcófagos, criptas ou grutas, falam-nos de épocas anteriores de devoção. A cor escura poderia ser devido ao fumo das velas e seu culto ligado à vida e à fertilidade, associados à Deusa Mãe, Cibele, Demeter ou Ísis, mãe de Hórus.

 Ilcea Borba Marquez

Psicóloga e psicanalista

E-mail: ilceaborba@gmail.com

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por