O primeiro passo para se conquistar o equilíbrio financeiro é ter clareza do seu momento financeiro. É conhecer como estão suas finanças hoje.
Por incrível que pareça, quando perguntamos às pessoas quais são seus gastos mensais, a maioria desconhece.
E muitas vezes desconhecem por fuga, nem querem saber quanto gastam e nem o tamanho de suas dívidas. Têm medo da realidade.
E para quem tem renda variável, muitos não sabem quanto ganham, não separam o dinheiro do negócio e o dinheiro da pessoa física.
Vão vivendo no automático, vivendo para pagar contas, sem controle se as contas cabem ou não em seus ganhos.
Quando conhecemos o valor de nossas contas, podemos avaliar se estas estão de acordo com a nossa renda. Se não estiverem, podemos adotar estratégias para aumentar a renda e/ou reduzir os gastos.
Tendo este conhecimento de ganhos e gastos, tendo esta clareza da situação financeira: se está no vermelho; se precisa aumentar a renda; se precisa ajustar os gastos de acordo com a renda; se está no azul, mas sem sobras no fim do mês; se precisa ajustar os gastos para que sobre dinheiro no fim do mês, nos conscientizaremos do cenário atual, teremos noção de onde estamos para depois pensarmos no cenário desejado, onde queremos chegar.
Sem saber onde estamos, não teremos como traçar os planos para chegarmos onde almejamos.
Então, não se esqueçam: o primeiro passo é saber onde estamos, conhecer o nosso cenário financeiro hoje!
(No próximo artigo traremos o 2.º Passo)
Jeane Queiroz de Oliveira
Educadora Financeira
Instagram @jeane.queiroz.oliveira