Continuando o assunto dos nossos últimos artigos, hoje falarei sobre o segundo passo para se conquistar o equilíbrio financeiro.
Como explicamos anteriormente, podemos comparar o planejamento financeiro como sendo um GPS: a origem é o nosso cenário atual, o destino é aonde queremos chegar (nossos sonhos) e a rota é a estratégia que adotaremos para sair de onde estamos e chegar aos nossos sonhos.
No segundo passo, que é o destino, definiremos o cenário desejado. Aqui transformaremos nossos sonhos em objetivos. E objetivos devem ter bem especificados alguns itens, como: o que queremos alcançar; qual o prazo para alcançarmos este objetivo; quais ações deveremos executar, e quanto custará este sonho.
E não devemos nos esquecer que o objetivo deve estar de acordo com nossos valores, princípios e o que consideramos importante para nós.
Não adianta ter como objetivo comprar uma casa própria, quando a pessoa está no início da sua carreira profissional e pensa em ter experiências profissionais em outras cidades. O objetivo neste momento poderia ser cursos, especializações ou algo que o auxiliasse em sua profissão.
Já quem tem uma carreira consolidada na cidade em que mora e não pensa de jeito nenhum em sair dali, comprar a casa própria pode fazer todo o sentido.
Então, agora já sabemos onde estamos (1.º Passo – a origem) e sabemos aonde queremos chegar (2.º Passo – o destino).
No próximo artigo, traremos o 3.º Passo, que é a rota, a elaboração da estratégia para chegarmos aos nossos objetivos e aprendermos que é possível, sim, realizar sonhos.
Jeane Queiroz de Oliveira
Educadora Financeira
Instagram @jeane.queiroz.oliveira