ARTICULISTAS

Uma partida prematura

Jeanne Aparecida de Ávila
Publicado em 19/12/2025 às 18:23
Compartilhar

A vida nos desafia a tomar decisões que nunca imaginávamos ser preciso. É o que estou fazendo hoje.

Escrevo para comunicar a partida para a vida eterna de uma jovem especial, terna e guerreira que vi nascer muito linda, cujo primeiro nome é Annacarolina. Uma pessoa que fez jus ao significado do nome Anna, que, de origem hebraica, significa “graça, cheia de graça ou favor”.

A menina meiga tornou-se uma jovem transformadora de desafios em aprendizados, ou seja, um ser humano em contínuas construções em busca de excelência no que dizia respeito à sua vida humana e profissional.

Aqui em Uberaba foi aluna do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira até concluir a Educação Básica. No curso Superior graduou-se em Medicina pela UFTM (Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro).

Em busca de ampliar o campo de trabalho, foi para Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde deu prosseguimento aos estudos enquanto já atuava na área médica, tornando-se posteriormente cientista e professora. Annacarolina nos mostrou que “não é o desafio que nos define, mas sim como o enfrentamos”. Assim, foi condecorada em 2023 com o prêmio de excelência em Ensino pelo primeiro ministro do Canadá.

Mesmo distante de Uberaba, Annacarolina mantinha contato diário com a família.

No dia 27 de novembro próximo passado, aconteceu o comunicado inesperado: nossa menina, em pleno seus 47 anos, foi chamada para a vida eterna em consequência de um trombo pulmonar, após chegar de uma palestra no Chile.

Desde então, a família e amigos estão vivendo um tempo sufocador, que parece pesadelo à espera dos restos mortais (cinzas).

A estrelinha uberabense agora brilha em outra dimensão, partiu deixando suas lições de vida de como enfrentar desafios e conquistar espaços desejados, respeitando o próximo e sendo amada porque soube como se humanizar e estar com outras pessoas.

Em mensagem de despedida, as amigas e colegas de trabalho escreveram: “Annacarolina não era apenas uma profissional brilhante: era alguém que iluminava os lugares onde passava, sempre pronta a ensinar, apoiar e inspirar colegas, companheiros e estudantes.

Sua ausência será profundamente sentida por todos nós, no Brasil e no exterior.

Perdemos uma cientista e médica extraordinária, uma amiga querida, cuja memória permanecerá viva em tudo que ela transformou e em todos que tiveram o privilégio de aprender com ela.

Sempre atuou na área da patologia com entusiasmo, rigor científico e generosidade”.

Em família, Annacarolina era chamada de “Tata”. Ali, sua alegria e meiguice ficarão registradas e sempre relembradas.

Agora, nossa jovem guerreira vai se encontrar com o pai, Moacir Narciso da Silva, e com o irmão Leonardo Augusto Narciso da Silva, que também já se foram. E aqui, com saudade, deixa a mãe, Magda Lúcia da Silva, e o irmão Gustavo Rodrigo Narciso da Silva.

 Jeanne Aparecida de Ávila

Pedagoga, mestre em Educação

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por