ARTICULISTAS

E chegou 2026!

Karim Abud Mauad
karim.mauad@gmail.com
Publicado em 19/01/2026 às 18:06
Compartilhar

O ano começou animado e logo se viu o que acontecera na geopolítica mundial. Os Estados Unidos da América invadiram a Venezuela e capturaram o ditador Nicolás Maduro. Aplicaram a não existente teoria de que dois erros fazem um acerto e, para surpresa de todos, assumiram o controle da exploração do petróleo. Mantiveram a turma do ditador no poder, e isto explica quase toda a fragilidade da defesa venezuelana, e o mundo entendeu que USA, Rússia e China dividiram o planeta, e estamos por esta definição no quintal americano. O restante de tudo já está para lá de explorado, escrito, publicado, falado e, por aqui, o tema inaugurou o calendário eleitoral oficial de 2026.

Outro assunto interessante é o caso Master — a cada rodada vamos descobrindo fragilidades e falcatruas de estarrecer a todos. O Brasil precisa ser passado a limpo; temos que entender esta que é a maior fraude bancária da história brasileira, acrescer os descontos do INSS e, creio, ficaremos sem o lado direito, o esquerdo e o meio de campo, ou seja, teremos que escolher outros times para colocar em campo. Estes dois casos e mais a situação das emendas secretas deveriam balizar nossas escolhas eleitorais. O Brasil precisa voltar a 1500 e recomeçar!

O Brasil não é para amadores, mas ultimamente ficou estranha a junção do legal e do criminal, já não estando claro qual é, de fato, o crime organizado, ou se tudo é crime organizado, o oficial e o marginal.

No estado das Minas e das Gerais, o processo é o mesmo, e os postulantes à sucessão estadual já se colocam e começam a falar de situações que, caso eleitos, não irão cumprir. Política de baixa qualidade. Esta sucessão eu rejeito. Não me canso de repetir... que falta fazem nossos políticos de outrora, o nível só piora. A safra é fraca.

Em Uberaba, chove e o abastecimento não se normaliza. Creio que a situação precisava ser melhor explicitada, ou até revista.

No campo eleitoral, começam a aparecer dobradas, pré-candidatos, e fica sempre a preocupação com a nossa necessária viabilidade eleitoral.

As inúmeras candidaturas são legítimas, seja pelo direito constitucional de quem pretende disputar, seja pelos partidos que têm compromissos de gerar bancadas para a Assembleia e a Câmara dos Deputados. O que precisa é cada um ter dose mínima de bom senso e conhecer as regras do jogo. A eleição de 2026 não deveria servir para interesses menores e não apenas mirar 2028.

As entidades se organizam procurando orientar sobre candidaturas viáveis e sobre a prevalência do interesse coletivo, em detrimento do pessoal e do partidário. Tudo legítimo. Apenas não pode resvalar em tendências ilegítimas e se pautar pela democracia, mesmo que todos tenham lado e preferência. O nome do jogo deve ser UBERABA.

O que, de fato, precisa acontecer? O eleitor entender a importância desta representatividade e deixar de lado a rivalidade da disputa nacional e a necessidade de escolher representantes locais. O eleitor precisa deixar de votar em candidatos que não agregam diretamente para a cidade e escolher os que, de fato, somam e têm possibilidades nas urnas. O eleitor tem que buscar o voto útil. O nosso colégio eleitoral tem quantidade de votos para nos permitir ter de fato deputados eleitos. O momento é de deixar as diferenças de lado e escolher os daqui, dentro do seu campo de interesse.

Uberaba tem que sair das redes sociais e das disputas de nicho e trabalhar coletivamente para buscar esta necessária votação e trazer a região junto. Deputados são necessários, portanto, precisamos elegê-los.

Eleitor, faça a sua parte. Vá às urnas e escolha seus representantes. São quase 10 meses para você acompanhar, conhecer e votar.

Uberaba precisa de você. É, chegou 2026.

 Karim Abud Mauad

karim.mauad@gmail.com

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por