Nesse fim de semana tivemos, particularmente, alguns momentos muito interessantes relacionados ao futebol, gostem ou não, uma paixão dos brasileiros.
O Uberabão, no sábado, ficou bonito com a vitória do Uberaba Sport sobre o Mamoré por 2 x1, já no apagar das luzes, parafraseando um jargão popular do esporte bretão.
O Colorado fechou o turno em primeiro lugar e espero que mantenha o ritmo para chegar ao hexagonal final e conseguir voltar à primeira divisão do futebol mineiro, neste ano do centenário. Seria muito bom que isso ocorresse.
Tenho percebido o apoio da Diretoria, do Conselho, de Abnegados e da Torcida Colorada. A PMU, ao que parece, vem ajudando no que pode e destaco, aqui, o trabalho do meu amigo de infância Luiz Alberto Medina, presidente da Funel, equilibrando-se com competência entre o formal do gestor público e a paixão pelo esporte. Não ousaria dizer torcedor...
Volto ao tema para pedir que todos continuem ajudando e percebendo a importância do Futebol na vida de uma cidade. A marca Uberaba Sport Club é forte demais e une todos ou sua maioria, independente de cor partidária, religião, classe social... todos em prol da causa.
Cabe lembrar que a mídia espontânea gerada pelo futebol leva o nome da cidade para a região, o Estado, país e, na era das redes sociais, para o mundo. Apoiar o futebol, mais do que paixão, é antes de tudo entender e acreditar no poder de geração de negócios/business. Volto ao tema para sugerir que mais pessoas, empresas e entidades colaborem nesta empreitada. Neste momento de desemprego em alta, em que até supermercados de bairro andam fechando suas portas no domingo, a cadeia de oportunidades do futebol pode ajudar nos ramos de material esportivo, bebidas e alimentação, publicidade e propaganda, gráficas, empresas de brindes e por aí vai, nesta geração de oportunidades. Repito, avaliem e ajudem no que puderem.
Na outra ponta da paixão, meu lado corintiano teve a oportunidade de rever amigos, junto aos nossos familiares, durante um almoço, que contou com a presença do craque Marcelinho Carioca, o Pé de Anjo, centro das atenções, recordando gols, títulos, vitórias, alguns poucos insucessos, falando dos bastidores do esporte, da carreira, da sua experiência política (hoje ocupando o cargo de secretário de Esportes de Ubatuba) e, para nossa grata surpresa, da importância da educação na sua vida e na vida do brasileiro. Formado como técnico em mecânica, em Educação Física e concluindo neste ano o curso de Comunicação, será, de acordo com suas palavras, o primeiro ex-jogador de futebol a atuar na TV tendo formação em Jornalismo. O importante disso é o reconhecimento da Educação na vida do cidadão, independente de todo o sucesso alcançado na carreira.
Assim vamos fechando este artigo, que tratou de dois assuntos importantes na vida de todos, negócios e estudos, exemplificados a partir de um esporte, que é o nosso esporte referência, o Futebol. Aos que não são ligados ao esporte fica a visão dos temas principais; aos que não torcem pelo USC e o Timão, fica o nosso pedido de desculpas pelas menções, mas peço que foquem nos temas propostos. A importância da Educação e das atividades empresariais diz respeito a todos, independente de time do coração.
Karim Abud Mauad
karim.mauad@gmail.com