KARIM ABUD MAUAD

Faça você o seu caminho

Karim Abud Mauad
Publicado em 27/04/2023 às 19:20
Compartilhar

Os mártires estão aí para serem postos e depostos. Nestes últimos tempos, vimos surgirem novos e sucumbirem antigos heróis. Estátuas foram derrubadas e ícones foram forjados e celebrados. A razão em tese é simples, qual seja, a necessidade absurda da humanidade de cultuar exemplos. A alma parece solicitar idolatrias, modelos e seres acima da média.

Em todos os campos da vida, buscamos estes modelos, seja na literatura, nas artes, na culinária, na beleza, na economia, na política, no esporte, até na educação e na saúde. O campo é vasto. Cito alguns para situar esta análise.

A história é contada pelos vencedores e revisitada por quem ficou à margem derrotada.

O Brasil destes tempos atuais é um exemplo real desta situação.

Na seara política, este momento anda vivo para todos com mitos em profusão.

Na economia ainda cultuamos salvadores da pátria, mesmo com o povo passando por provações e calamidades.

Nas outras áreas, temos retóricas e visões pontuais do certo e do errado.

Aprendi a duras penas a não cultuar expectativas e depositar no outro as minhas esperanças. O futebol, para ficar em área amena, é cheio destes exemplos, e o ídolo de hoje, o adversário e ou inimigo de amanhã. A vida imita a arte. As decepções se avolumam e vamos entendendo que emana de nós a busca por nossas alegrias e necessidades.

Tiradentes esquartejado é mantido com ressalvas. Tancredo sequer é lembrado. O 21 de abril deixa o caso latente. Não comparo, apenas recordo.

Cristo crucificado gera divergências e nuances, como recordei estes dias assistindo a um “Roda Viva”, da TV Cultura, com Carnal, Cortella e Pondé. Sugiro que revisitem este programa, vale a pena.

A beleza da vida é que ela deve ser vivida plena dentro dos seus parâmetros pessoais de satisfação, deixando de lado ostentações descabidas e exemplos pífios. Cada um deve buscar seu modo próprio e seguir princípios certos sempre. O correto para o seu ser é a regra, isto com certeza não é inatingível. Vivemos em sociedade.

A encruzilhada que nos apresenta é entender que, ao agir com suas convicções, as barreiras vão sendo vencidas. O resultado aparece, mesmo que a tempo, por vezes, incerto.

A vida pede de cada um discernimento para entender que a ingratidão caminha junto com a solução de pendências. É comum resolver um problema hoje para alguém e ser um obstáculo para esta pessoa, caso ela seja contrariada pela coerência da sua atitude. Pensem nisto. Assim, as suas expectativas em relação ao outro diminuem e você não se surpreende com estas incoerências.

Faça você o seu caminho. Faça de você o seu ídolo. Faça o certo. E viva.

.

Karim Abud Mauad

karim.mauad@gmail.com

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por