ARTICULISTAS

Liberdade ou libertinagem de expressão

Karim Abud Mauad
Publicado em 16/08/2025 às 12:49
Compartilhar

A liberdade de expressão é o direito fundamental que garante a todos a possibilidade de manifestar livremente seus pensamentos e ideias, sem censura ou interferência indevida, incluindo aí a liberdade de procurar, receber e divulgar informações e opiniões por quaisquer meios, seja pela palavra, escrita, arte ou qualquer outra forma de expressão. No entanto, essa liberdade não é absoluta e pode ser limitada quando entra em conflito com outros direitos fundamentais ou interesses públicos. Se olharmos com atenção para o texto constitucional, desde o anonimato, passando pelo discurso de ódio e chegando à segurança pública, veremos que essa liberdade não é plena, havendo a necessidade de buscar equilíbrio nessas condições. Ponto.

O preâmbulo não foi escrito visando a área jurídica, mas simplesmente para buscar o entendimento sobre as confusões geradas ultimamente no país.

Cada grupo busca dar o entendimento que melhor acomoda suas teses e isso vem gerando atritos e desavenças que beiram pilhérias e chacotas para alguns, mas que demonstram o ridículo e a arbitrariedade para outros. “Os meus podem tudo; os meus podem falar, ouvir, expressar o que quiserem; os outros não podem nada. Os meus fazem o que querem na minha cidade, no meu estado, no meu território e no território alheio; os outros não podem nada. Se eu entendo que não serve, o outro tem que aceitar que não serve.”

Aqui e acolá, os que questionam o Supremo agem como se fossem o supremo quando lhes convém, ou pior, quando acham que devem. Isso é Democracia?

Os exemplos estão em todos os lugares. Ainda bem que manifestar pode, afinal, lê quem quer...

Viramos o país da libertinagem de expressão, principalmente na falta de prazeres, sendo apenas consideradas falta de limites e/ou falta de senso para as consequências.

E isso é de fora para dentro, ou pior, de dentro para fora. Que pena que viramos o país da chupeta e do bebê reborn...

E, se não bastasse isso por aqui, ainda temos os pesos e contrapesos das guerras por aí. Esse contrassenso expõe a fragilidade das relações políticas mundo afora.

Esses assuntos são chatos, mas não podem ser esquecidos.

Outro ponto a ser entendido é a tarifação mundial, a geopolítica, os interesses escusos, o Alasca, a cidade de Gaza e a Força Nacional em Washington.

Um escolhido para um novo momento no mundo, pós-2ª Guerra Mundial, pós-Guerra Fria e a potência enfraquecida.

Vamos adiante, e deu Corinthians, ufa... uma alegria no Dia dos Pais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por