Hoje quero falar de um pedaço do paraíso em nossa cidade, localizado no bairro São Benedito. Um bairro tradicional por todo seu passado cultural, histórico, religioso, com suas residências acolhedoras e seu comércio pujante. Sou meio suspeito, pois sou um beneditino de coração.
Em 08/09/1948 inaugura-se o imponente Mosteiro de Nossa Senhora da Glória, pelas monjas da Ordem de São Bento. Originário da Dinamarca, teve inicialmente 6 (seis) irmãs, uma sueca, 4 dinamarquesas e 1 alemã, sendo esta última sua superiora Madre Margarida Hertel. Aqui cabe ressaltar que elas vieram para Ube-raba a convite de Dom Alexandre Gonçalves do Amaral.
O lugar é aprazível, era inicialmente uma chácara e aliou beleza natural com uma arquitetura simples e acolhedora, e de fato quem já esteve em suas missas, já se hospedou ou apenas entrou para falar com as irmãs, sabe que lá transborda a fé. É um local propício para encontros de grupos de oração e retiro. Seus jardins, seu silêncio de paz, permite aos visitantes contemplarem efetivamente seu Deus.
Eu os convido a conhecer, fazer uma visita, independente de ser católico ou não.
Atualmente Madre Escolástica Pimentel é a abadessa, a comunidade de monjas, além das orações fazem paramentos, textos com letras artísticas, pães, doces, licores, e atendem numa simpática loja na entrada, que permite acesso a seus belos jardins. Faço um apelo a você leitor, tire uns 15 minutos do seu tempo e vá lá ver ou rever o local. Vai se encantar.
Se tiver oportunidade e ela ainda puder recebê-los, aconselho a conhecer a irmã Maria, uma conterrânea da minha família de Conceição das Alagoas, irmã do Padre Vicente e muito amiga do inesquecível Padre Eddie Bernardes, ambos pessoas singulares na vida da cidade. Um registro apenas, nosso Padre Eddie Bernardes, é sempre lembrado, com homenagens de nome avenida, e inclusive até com um viaduto recém-inaugurado.
Irmã Maria é a prova viva da existência de Deus, seja orando, cuidando dos jovens ou tocando órgão nas missas do Mosteiro. Ela acompanhou e acompanha ainda várias pessoas que recorrem à sua inabalável fé, mesmo estando tão adoentada.
Toquei neste assunto hoje, primeiro porque não queria falar do mesmo do mesmo da política e da economia. Segundo porque esta maravilha toda está precisando do nosso apoio. Tem gente trabalhando na reforma da Capela, sendo que no dia 07/07/2017, será realizado um leilão para ajudar nesta obra, seguido de um tríduo de louvor a São Bento nos dias 08, 09 e 10/07/2017. E no dia de São Bento, que é comemorado em 11/07, terá missa às 19 horas.
Repito, mais que ajudar, fazendo doações e/ou participando do leilão, faça um passeio ao Mosteiro primeiro, a ajuda será natural.
Uberaba que tanto se orgulha de suas tradições culturais e religiosas, pode apoiar esta causa.
Finalizo dizendo que neste momento tão conturbado do país, ter um local para refletir em paz, ajuda muito. Mãos à obra, população uberabense.
(*) Karim Abud Mauad - karim.mauad@gmail.com