Novembro chega e carrega consigo o ar de final do ano. Já começam a aparecer os arranjos e desejos natalinos.
Outubro se foi e, com ele, o Dia dos Professores, estes seres que mudam pessoas, que mudam o mundo, através da Educação; a Padroeira do Brasil, o Outubro Rosa e, com êxito, a 4ª etapa do Projeto Flor da Pele, a semana do saco cheio, o calor excessivo fora de época.
Novembro chega e, com ele, Finados, a eleição do Sistema Confea/CREA-MG/Mútua, um novo time brasileiro campeão da Taça Libertadores, deixando os torcedores do Fluminense em êxtase.
Outubro se foi, mas marcou a sangrenta guerra de terror entre o Hamas e Israel. E novembro chegou já deixando um saldo de 10.000 mortos.
Novembro chega com tempestades tão fortes que São Paulo teve mais de 1,2 milhão de casas sem energia e água, e o clima não é nada, é apenas cíclico. Outubro só deixou calor....
Outubro se foi e o horror da guerra entre Rússia e Ucrânia continua fazendo vítimas, mesmo que meio ofuscada esta guerra, já que a outra se notabiliza por motivos santos. Aliás, quais mesmo?
Novembro chega, e a prova do Enem continua dividindo as torcidas. Meu Deus! Mas a qualidade do ensino; bom este é um detalhe. Que pena! Os professores de outubro só lamentam.
Outubro se foi, e aqui na terrinha parece que Uberaba não tem 203 anos, apenas 3. É isto mesmo?
Novembro chega, e as redes sociais vão criar a nova Uberaba. Tenho saudades de quando os problemas eram resolvidos nos bares nos finais de semana. Era melhor, mesmo não sendo ideal ou perfeito. Ao menos o bico molhava.
Outubro se foi, as milícias, o crime organizado e todas as injustiças geradas, não.
Novembro chega, e os problemas nacionais, estaduais e locais continuam os mesmos, nas mesmas áreas. Diagnóstico, iniciativa e resolubilidade ... bem, aí é querer demais. Voltam os heróis das redes sociais.
Outubro se foi, e o ótimo workshop Visão de Futuro com uma Estrutura Forte 5.0, promovido pelo Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), com o apoio do Sistema Profissional das Engenharias, Agronomia e Geociências, mostrou Inovação Tecnológica, Valorização Profissional e Relações Humanas, temas recorrentes e atuais, e melhor, trazendo de fato os valores de nossa gente. Recomendo. Os eventos estão gravados e disponíveis nas mídias sociais do IEATM.
Novembro chegou, e trouxe outro mega evento, o UAISUMMIT – evento de Desenvolvimento Pessoal, Empreendedorismo e Networking, ocorrido na cidade. Você assistiu ou participou? Se informe, foi demais.
Outubro se foi, o radicalismo não.
Novembro chega, o radicalismo permanece.
E continua não abrindo espaços para discussões de ideias e não de pessoas. Aí, neste caso, passou janeiro, fevereiro, ... outubro, novembro e vai seguir dezembro deste ano e todos os meses de 2024. Ufa, a ignorância não cessa.
Outubro se foi, novembro chegou, e espero de coração e mente abertas, que possamos pensar em um futuro melhor para todos.
Acredito? Não. Tenho esperança? Preciso. E você?
Outubro se foi, novembro só chegou. Dá tempo de mudar. Você é capaz. Nisto eu confio.
Karim Abud Mauad
karim.mauad@gmail.com