Os prognósticos feitos por analistas financeiros em 2023 para 2024 com relação à Bolsa de Valores, ainda não aconteceram nestes primeiros dois terços do mês de janeiro. Até aí tudo normal, expectativas nesta área e em outras da economia quase sempre não ocorrem nem em relação à meta e muito menos em relação às margens superiores e inferiores. O PIB nacional e mundial é uma prova disto. Em entrevista recente a um grande jornal de circulação nacional, Vinicius Torres Freire, em prosa com Tati Bernardi, discorre sobre o tema. Recomendo assistir.
Nesta mesma prosa, fica clara para quem tem dúvidas a importância da política e do Judiciário na Economia do país e, claro, na vida do cidadão.
Dito isto, só nos resta entender a importância que cada um tem na condução do seu próprio destino, seja tomando decisões individuais no planejamento de vida, seja conhecendo e avaliando os atores da cena política que pretendem comandar nossas vidas neste 2024, em nível local.
Vamos ter ainda 3 anos de governos estadual, federal,
Assembleia Legislativa e Congresso Nacional. Resta-nos tentar ser protagonista de nossa história no município.
A eleição para prefeito e vereadores se dará em pleito cujos candidatos serão apresentados à população após as escolhas de seus respectivos partidos, o que diminui nossa margem de participação nesta etapa, mesmo para os que são filiados a qualquer sigla. Independente de nossa participação nesta fase, é imperioso nosso envolvimento na etapa eleitoral que antecede a votação.
Da mesma forma, a mídia tradicional e as redes sociais nos abastecem diuturnamente com nomes de postulantes com ou sem mandatos. Fique atento.
Não se limite a essas informações, tente separar o joio do trigo, busque outras fontes, crie grupos de amigos nos bairros, no trabalho e até na família, evitando brigas e discussões desnecessárias, por exemplo: não deixe a excessiva polarização entre a extrema direita e a extrema esquerda turvar sua capacidade de análise e decisão.
A escolha é igual uma compra ou investimento importante, que, quando não bem definido, gera decisão catastrófica e perda material. A eleição é da mesma forma, só que com efeitos deletérios em sua vida e dos seus, pior, pois resulta em prejuízos para seu emprego e renda, mas também para sua saúde, educação, segurança, mobilidade, enfim para tudo que envolve você e sua família.
Assim como não deve terceirizar a gestão de seus negócios e investimentos, não terceirize sua escolha política.
Evite comprar gato por lebre, mesmo que envolto em embalagens e invólucros atraentes. Busque conteúdo e forma.
Jô Soares, que em sua brilhante carreira teve mais de 300 personagens, teve um destes, o Reizinho, um monarca diminuto que exibia ego gigantesco, falando de problemas da realeza, que se assemelhavam aos do Brasil real. Cuidado com os limitados, obtusos e despreparados. Como bem lembrado pelo personagem do Jô, temos muitos destes espalhados pelo país, pelo estado e município.
Escolha com sabedoria, e evite a comédia, Que Rei Sou Eu?
Afinal, é sempre bom não termos impostores e falsos profetas, governando nossas vidas. O ano está começando e o pastoreio está solto!
Karim Abud Mauad
karim.mauad@gmail.com