ARTICULISTAS

Rachadinhas, Lei Áurea e a soberba de campeão

Karim Abud Mauad
karim.mauad@gmail.com
Publicado em 05/06/2024 às 17:58
Compartilhar

O Brasil de meu Deus e Nossa Senhora Aparecida, as Minas Gerais de Nossa Senhora da Piedade e Uberaba e sua Virgem Maria, com a Nossa Senhora da Abadia, andam meio de banda ultimamente. O que estará acontecendo com nossas protetoras? Cansaram de seus filhos? Ou misericordiosas como mães, ao lado do Criador, estão benevolentes, observando nossas atitudes, posturas e reações?

O título parece estranho, mas me veio à mente após assistir a uma missa onde o evangelho tratava da parábola das vinhas. Recomendo a leitura.

Sempre, em todos os momentos, somos testados e invariavelmente falhamos.

O nome popular “Rachadinhas” é dado ou utilizado para o desvio de salário de assessor. Na vida real, na prática, trata-se de uma transferência de parte ou de todo o salário do servidor para o parlamentar ou secretários a partir de um acordo estabelecido pré-contratação deste mesmo assessor.

Novidade? Não. Acredito que por aqui existe desde a chegada da corte, ou até antes, mas o tema anda muito comentado neste século no Brasil. E não só no Executivo, também no Legislativo, nas esferas federais, estaduais, municipais. Em Uberaba e até na redondeza. Reluto, tento não crer, mas algumas descobertas antes e algumas atitudes por aí recentes levam a desconfianças, sem sombra de dúvida. E, às vezes ou quase sempre, em nome de Deus e da Família; estranho. Vale refletir!

A Lei Áurea (lei Nº 3.353 de 13/05/1888) declarou extinta a escravidão no país. A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador – estamos falando de Isabel e D. Pedro II, e extraí o início pomposo da própria lei –, pôs fim a Escravidão. Será isto real? Não vou aqui entrar em detalhes, ou opinar, mas o que houve deste então, o preconceito, a dificuldade de assunção da raça negra, exigem nossa reflexão permanente. O ocorrido no último dia 13/05/2024, independentemente de desmentidos, é de corar Santa Teresinha. Nem vale aprofundar, mas o padre Eddie Bernardes, com quem convivi, e a irmã Maria, do Mosteiro da Glória, de quem também sorvi conhecimentos, ambos já falecidos, iriam dizer que às vezes algumas pessoas estudam a Bíblia, mas não entendem as palavras de Deus, Jesus Cristo e Maria. A Santíssima Trindade é um mistério de um só Deus em Três Pessoas – Pai, Filho e o Espírito Santo, simples assim.

Milton Nascimento colaborou com “Cálix Bento” e “Maria Maria”, entre tantas.

Para piorar, ufa, a vaidade de uns leva a divisões e ÁUREA vai junto. Uma pena, difícil somar dividindo.

E tem também a soberba de Campeão, que acomete favoritos não só no esporte, principalmente no futebol, e na vida. Quantos favoritos perdem pelo excesso de otimismo, por ganharem antes de disputarem ou jogarem. Já vi este filme várias vezes; sacrificam-se alguns leais por novos entrantes, ignoram-se os de sempre, de todo tempo, pelos que chegam com o que se quer ouvir, não com o que precisa ser ouvido. No futebol, dizem que o técnico perdeu o vestiário, ou que as estrelas não se falam, e, pior, ignoram os que jogam pelo todo. Resultado, derrota fragorosa, seja no esporte, seja na vida. Fica a dica e a reflexão sempre.

Esta, a vida, segue seus passos; os exemplos se repetem e, invariavelmente, não aprendemos nem com erros e nem com os acertos.

Encerro externando meus sentimentos ao Ricardo Sarmento, pela partida da sua Rosa. O conforto vem dos familiares, amigos e até do padre Gilberto, que fez uma missa de 7º dia, como há muito eu não via. E nos confortou a todos! Ainda podemos ter esperanças. Posso?

 Karim Abud Mauad

karim.mauad@gmail.com

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por