ARTICULISTAS

Raios

Karim Abud Mauad
Publicado em 30/01/2026 às 22:07Atualizado em 31/01/2026 às 13:04
Compartilhar

Dizem que os raios não caem duas vezes no mesmo lugar, mas isto não é fato, muito pelo contrário, e isto tem razões científicas, porém não é nossa prioridade neste artigo.

A prioridade, na citação, foi o simbolismo do raio que caiu em caminhada recente, que contou com a participação de uberabenses e novamente dividiu as narrativas sobre o demo e o divino, quando, no fundo, ele também era só mais um fator meteorológico, simplesmente explicado, pelo período chuvoso do ano.

O restante é política pobre, sem notícias relevantes para o nosso país, o que dirá então para o estado e a cidade.

O evento político em questão poderá ser explorado por quem melhor surfar na onda, e esta medição efetiva virá nas eleições de outubro/2026. Tem candidato para aproveitar o episódio e ganhar votos; outros devem apenas engrossar a votação de alguns e ganhar likes.

Dito isto, o efeito Vorcaro e o Banco Master podem gerar mais problemas políticos e influenciar de fato nas eleições, pelo potencial contundente de tanto desmando envolvido. O engraçado nisto é que as torcidas se desfazem do jogador muito rápido; de jogador selecionável, Vorcaro agora desagrada a qualquer time, qualquer credo e qualquer sigla política. Seria cômico, mas é trágico.

Na economia, vivemos o paradoxo do pleno emprego, com a baixa da inflação, e o temido efeito Trump de 2025 jogando a favor em 2026. Esta fala sintetizada aqui é de dois economistas do Banco BTG Pactual numa live do programa Market Makers. Mansueto Almeida e Samuel Pessôa explicam o ajuste fiscal e os juros altos neste contexto maior. Recomendo que assistam.

Na mesma seara, preocupa-me o efeito Paraguai na nossa economia; sugiro prudência e pesquisa antes da migração de investimentos de um país para o outro.

Estes dias vi algumas discussões sobre esses e outros assuntos, partindo de pessoas que estimo e respeito, e por isto minha inquietude, pois ainda tem gente confundindo renúncia fiscal com incentivo fiscal, envolvendo empresas de lucro real e pessoas físicas que declaram renda pelo modelo completo. Este assunto gera tanta polêmica e torcida que Gusttavo Lima e Gilberto Gil, além do cinema nacional, viram farinha do mesmo saco, sem ter farinha ou saco. As redes precisavam se informar melhor antes desta execração pública e novamente de criação de polêmicas tolas, destinadas ao seu público específico, que também, lamentavelmente, não se informa por outras fontes mais confiáveis, e mentiras viram verdades, e verdades viram mentiras.

Na terrinha, pelo andar da carruagem... vamos nadar e morrer na praia, com honrosas exceções. Será?

O tempo dirá, e aí veremos se os raios podem cair duas vezes no mesmo lugar, com o primeiro facilitando a vinda do segundo.

Se insistirmos em vaidades tolas, umbigos e mitos, as eleições proporcionais já estarão contaminadas. O Partido Uberaba ficará novamente relegado a segundo plano. Não é utopia, é necessidade. Cidade do nosso porte precisa de Representatividade Eleitoral, com mandato.

Por prevenção, protejam-se dos raios.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por