Nesta semana, estamos vivenciando o workshop – Visão de Futuro com uma Estrutura Forte, realizado pelo IEATM, com apoio da Uniube e patrocínio do sistema Confea-Crea. Evento importante e recheado de palestras, cursos, minicursos em áreas do conhecimento que envolvem tecnologia e inovação, notadamente o BIM – Building Information Modeling, traduzindo,
Modelagem de Informação na Construção, processo desenvolvido para gerenciar um conjunto de informações geradas e mantidas em um projeto de construção durante todo seu ciclo de vida, ou seja, desde a sua concepção até a sua manutenção. É o futuro, que exigirá profissionais qualificados e colaborativos, um poder público capacitado a utilizar sistemas e ferramentas que, em síntese, gerarão projetos mais adequados, compatibilizados de forma eficiente, integrada e organizada. Em resumo, menor prazo das atividades e menor custo final nas edificações.
O Brasil verdadeiro que queremos está aqui, e não em escolhas eventuais e apocalípticas.
A tecnologia estará sendo demonstrada aos profissionais e empresários do setor e à população de forma geral e será gratuito.
Ainda estarão acontecendo palestras na área ambiental, social e de governança corporativa, trabalhando a sigla ESG e os princípios contidos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, visando eliminar a pobreza extrema e a fome, proteger o meio ambiente e o clima, oferecer educação de qualidade para todos e garantir sociedades pacíficas e inclusivas até 2030, e são na totalidade 17. Um sonho, o futuro e sugiro ao nosso leitor que se aprofunde no tema.
Estarão falando nestas palestras ícones da tríplice hélice, a saber, universidade, governo, empresários e estudantes.
A programação amplamente divulgada e disponibilizada encontra-se disponível no site do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro e ocorre entre os dias 10 e 14/10/2022.
Tem eventos culturais e sociais também. Fica a sugestão e recomendação. Inclusive com programação para o Dia da Criança. Nestes tempos difíceis que enfrentamos, um evento desta grandeza é muito útil para nossa cidade.
O artigo está sendo publicado com o evento já em curso, mas, como a programação estará gravada e disponibilizada nas mídias sociais, fica a dica. E os nossos parabéns ao IEATM pelos seus 65 anos. Um reconhecimento aos presidentes que por lá passaram e deram sua contribuição para a Entidade, aos diretores e, principalmente, aos associados, razão principal de todo o processo associativista. O setor profissional é muito importante para a cidade, o Estado e país. Viva o IEATM!
Karim Abud Mauad
karim.mauad@gmail.com