LUIZ CLÁUDIO DOS REIS CAMPOS

"Indigenocídio"

Luiz Cláudio dos Reis Campos
Publicado em 25/01/2023 às 18:51
Compartilhar

Fui à procura da origem das palavras indígena e indigente. Ambas derivam do latim. Indígena vem de  indigena,ae “natural do lugar em que vive, gerado dentro da terra que lhe é própria” Indigente vem de indigens, entis “que tem falta de, necessitado”.

Duas palavras tão semelhantes foneticamente e antagônicas  em suas semânticas. É  de tal forma irônico  à medida  em que o indígena  gerado dentro da terra que lhe é própria não é reconhecido como tal e lhe é aviltada essa condição. Passa  a “ ter falta de, necessitado”,  ou  seja, é um indígena indigente. Na verdade, é um ser ingentemente não gente.

O etnônimo Yanomami produzido por antropólogos  significa “seres humanos”. E agora? Agora é “indigenocídio”, neologismo que ouso criar.  Fazer morrer por “indigenocídio” , o extermínio do indígena ser humano indigente, fruto do garimpo ilegal , da negação deliberada  do governo anterior a incontáveis denúncias, apelos, reivindicações, solicitações reproduzidas pela mídia.

Também fui à cata da origem do nome Damares. Trata-se de variação do nome grego  Dâmaris. Significa “bezerra, “novilha” ou “esposa”. Todos os significados carregam a simbologia da vaca  que  remetem à fertilidade, amamentação. Mais  paradoxos .Morte e fertilidade, amamentação e desnutrição. Vacas magras aos “indesejáveis" indígenas indigentes  yanomamis.

“ A cavalaria brasileira foi muito incompetente.Competente,sim,foi a cavalaria norte-americana que dizimou seus índios no passado e hoje em dia não tem esse problema em seu país" JB.

Se  esta  fala não for suficiente para se compreender o que ela enseja é porque de fato pouco se considerou que intenção e gesto podiam se encontrar.

A tragédia Yanomami é o resultado deste anunciado encontro .O “indigenocídio” que de intenção virou massacre.

Cabe ao atual governo agir urgentemente, como de fato está agindo, para atenuar esta calamidade e também tratar de conter todas as ações  predatórias ilegais  causadoras das iniquidades que estão sendo reveladas, punindo os responsáveis com o rigor da lei.

O tempo de hoje é o de resgatar  Darcy Ribeiro e sua devoção indigenista.

O tempo de Leo Índio e sua “tribo" se foi pra nunca mais.

 LUIZ CLAUDIO DOS REIS CAMPOS

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por