ARTICULISTAS

Matemática política

Um dos mitos que se mantêm ao longo dos tempos, na área do conhecimento, é a dificuldade...

Luiz Cláudio dos Reis Campos
lucrc@terra.com.br
Publicado em 17/08/2016 às 20:15Atualizado em 16/12/2022 às 17:42
Compartilhar

Um dos mitos que se mantêm ao longo dos tempos, na área do conhecimento, é a dificuldade com a matemática. Digo mito pelo fato de que já se entra na escola com esse preconceit matemática é um bicho-papão. Matemática é o cão. Cuidado com a matemática. E por aí vai. É possível que grande parte dos que se enroscam com a matéria foi vítima dessa mitificação que atravessa séculos e sobrevive até hoje. Daí a predisposição em rejeitá-la. Claro que há aqueles que de fato não se entendem bem com ela por questões naturais, de aptidão e inclinação por outros assuntos e matérias.

Sei que é lugar comum quando se fala que a matemática está presente em toda atividade humana e que a política é exercida por todos nós o tempo todo, que o ser humano é um animal político. Cito estas referências para estabelecer relação entre as duas ciências, mesmo sendo uma exata e a outra humana. Várias expressões, atitudes e posturas têm termos correlatos entre ambas. Vamos a alguns bem conhecidos: o presidente subiu a rampa (hipotenusa) do palácio do Planalto com a presença de políticos da situação (cateto adjacente) e da oposição (cateto oposto). O Congresso Nacional é composto por duas semirretas paralelas (dois edifícios centrais) e duas calotas esféricas (Senado e Câmara). O fulano é um político hábil porque sabe somar, já o beltrano é inábil por provocar divisão. Será preciso um trabalho sério para equacionar o problema da imagem de determinados representantes do povo. Em seu discurso o vereador apenas tangenciou o problema, não agiu com retidão. Perdeu a oportunidade de se tornar o expoente dessa bandeira.

Bom, poderíamos ficar elencando muitos outros exemplos, mas agora vou dedicar especial atenção ao vínculo entre limite de uma função e política. Na matemática o limite é calculado com precisão e é determinante para diversos cálculos. Na política qual é o limite? Para muitos parece não existir. Para atingir determinado objetivo e interesse, nem sempre coletivo, pode valer tudo, usar de todos os meios, passar de todos os limites, usurpar, mudar de lado, difamar, perjurar, tramar sorrateiramente. Creio que a associação correta entre limite e política é a ética. Quando ela falta, o limite perde a função, deixa de existir. Derrubar mitos prejudiciais é salutar para obtermos um conjunto solução de resultados que valha a pena fazer a grande e boa política. A matemática esta aí para ajudar. Basta seguir as regras, não tem erro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por