ARTICULISTAS

Regiões Metropolitanas: cuidar de uma, criar outra

É oportuno o debate sobre a criação

Luiz Cláudio dos Reis Campos
lucrc@terra.com.br
Publicado em 14/06/2013 às 20:47Atualizado em 19/12/2022 às 12:29
Compartilhar

É oportuno o debate sobre a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro. Os requisitos que justificam a implantação desta região em sua maioria existem, o que colabora em boa dose para levar adiante este projeto. Entretanto, ainda é tímido o envolvimento da população e de setores organizados da sociedade para que esta proposta alcance um nível de apelo e relevância. O que é compreensível tendo em vista sua retomada recente na agenda política regional e estadual. Nota-se um elevado entendimento e harmonia entre os dois prefeitos que sinalizam uma nova etapa nas relações regionais que envolvem as duas maiores cidades do Triângulo Mineiro. Este assunto, no mínimo, já permitiu identificar o interesse comum dos prefeitos de Uberaba e Uberlândia. Uma relação que, estendida a outras áreas, pode proporcionar uma sinergia em favor da região e das duas cidades, com a participação e envolvimento de nossas lideranças parlamentares, regionais e do Governo de Minas. É um bom começo. O desapego político-partidário no exercício do mandato executivo é o sinal da grandiosidade para alcançar grandes conquistas e uma biografia meritória.

Trago o assunto especificamente para Uberaba e permito-me um trocadilho de nomenclaturas para referir-me à antiga, histórica e tradicional “Região Metropolitana de Uberaba” que clama e merece especial atenção e cuidado. É a nossa região metropolitana que existe a partir do Cine Metrópole - por isto região metropolitana - e suas cercanias. É preciso um olhar atento e um debruçar de fato na sobrevida digna desta região que é referencial de Uberaba. E nela incluo São Domingos, Santa Rita, Grande Hotel, Mercado Municipal, UFTM em frente ao Mercado, Campus I da Uniube, Artur Machado, Praça Rui Barbosa, Praça dos Correios.

Ainda está em tempo de assegurar uma sobrevida intensa e prolongada dessa Região que é o entreposto da origem desta urbe e da extensão de sua urbanidade e urbanismo que a atualidade exige e modela. Pensar o Centro, não como tema central, como ponto de partida e referências geométrica, geográfica, estética e humana. A Região Metropolitana de Uberaba, a partir do Cine Metrópole, precisa estar à altura de uma possível Região Metropolitana do Triângulo para nosso orgulho e habitual hospitalidade. Eis aí, penso, um desafio de envergadura para nós uberabenses...

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por