É oportuno o debate sobre a criação
É oportuno o debate sobre a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro. Os requisitos que justificam a implantação desta região em sua maioria existem, o que colabora em boa dose para levar adiante este projeto. Entretanto, ainda é tímido o envolvimento da população e de setores organizados da sociedade para que esta proposta alcance um nível de apelo e relevância. O que é compreensível tendo em vista sua retomada recente na agenda política regional e estadual. Nota-se um elevado entendimento e harmonia entre os dois prefeitos que sinalizam uma nova etapa nas relações regionais que envolvem as duas maiores cidades do Triângulo Mineiro. Este assunto, no mínimo, já permitiu identificar o interesse comum dos prefeitos de Uberaba e Uberlândia. Uma relação que, estendida a outras áreas, pode proporcionar uma sinergia em favor da região e das duas cidades, com a participação e envolvimento de nossas lideranças parlamentares, regionais e do Governo de Minas. É um bom começo. O desapego político-partidário no exercício do mandato executivo é o sinal da grandiosidade para alcançar grandes conquistas e uma biografia meritória.
Trago o assunto especificamente para Uberaba e permito-me um trocadilho de nomenclaturas para referir-me à antiga, histórica e tradicional “Região Metropolitana de Uberaba” que clama e merece especial atenção e cuidado. É a nossa região metropolitana que existe a partir do Cine Metrópole - por isto região metropolitana - e suas cercanias. É preciso um olhar atento e um debruçar de fato na sobrevida digna desta região que é referencial de Uberaba. E nela incluo São Domingos, Santa Rita, Grande Hotel, Mercado Municipal, UFTM em frente ao Mercado, Campus I da Uniube, Artur Machado, Praça Rui Barbosa, Praça dos Correios.
Ainda está em tempo de assegurar uma sobrevida intensa e prolongada dessa Região que é o entreposto da origem desta urbe e da extensão de sua urbanidade e urbanismo que a atualidade exige e modela. Pensar o Centro, não como tema central, como ponto de partida e referências geométrica, geográfica, estética e humana. A Região Metropolitana de Uberaba, a partir do Cine Metrópole, precisa estar à altura de uma possível Região Metropolitana do Triângulo para nosso orgulho e habitual hospitalidade. Eis aí, penso, um desafio de envergadura para nós uberabenses...