Quero dedicar este espaço a uma mulher em especial, por sua garra, dedicação, educação, comprometimento com o social e com tudo mais que diz respeito a Uberaba.
Sei que em Uberaba existem inúmeras mulheres que se encaixariam a este perfil, dentre elas podemos citar as imortais Terezinha Hueb de Menezes, Arahilda Gomes, Lídia Prata; assim como as ex-primeiras damas, Terezinha Cartafina, Marília Montes e Naná Rodrigues da Cunha; as vereadoras, Helena de Brito e Lucilia Rosa Soares; as educadoras Leonilda de Figueiredo, Terezinha Macioti, Silvana Elias e tantas outras, mas hoje, gostaria de homenagear a atual Primeira Dama, a inenarrável amiga Heloisa Piau.
O que me faz inspirar a escrever sobre ela começa por seu gosto pela política, pelos debates, pela boa música e por boas histórias, fatos estes que caracterizam uma marca diferenciada, como uma pessoa ativa, interessada, culta e que, acima de tudo, gosta de se sentir útil.
Em Uberaba, o que se sabe a respeito da Primeira Dama é o gosto com que se atirou no trabalho de assistência social, deixando bem claro que ocupa uma secretaria sem pasta, mas desde que assumiu o seu posto, aquele setor tornou-se uma das marcas do governo Paulo Piau.
Sua dedicação não fica apenas em distribuir alimentos ou visitar creches, mas em dar condições às pessoas para elas próprias se ajudarem, “não dando apenas o peixe, mas ensinando a pescar”.
É de conhecimento de todos que acompanham Heloisa Piau, que ela conjuga, dia e noite, os verbos sensibilizar, lutar e compreender, na esperança de tirar os cidadãos da zona de letargia, incentivando aqueles que vivem no comodismo a descruzar os braços e enfrentar os problemas do dia a dia com garra e altivez.
A última coisa que Heloisa admitiria é ser uma figura decorativa na administração de Uberaba, pois seu jeito de ser é formado de opiniões fortes e de diálogo aberto em questões sociais, políticas ou simplesmente como mãe e mulher, estando sempre muito ativa como assessora de Paulo Piau, desde quando ele era Deputado Estadual ou Federal, quando acompanhava os projetos, o trabalho do gabinete e a agenda.
Agora, enquanto Primeira Dama, Heloisa é depositária de todas as esperanças da cidade, representando para ela um peso imensurável, pois coordena sua “pasta”, deixando claro que não tem que ceder a determinados pedidos, nem que tem de dizer “sim” sempre, alertando que viver em comunidade significa amar e construir juntos essa cidade, pois o poder público sozinho pode pouco.
Em um dos pronunciamentos que ouvi de Heloisa Piau, suas palavras ficaram gravadas em minha mente quando disse: “Sempre agradeço a Deus por todos que nos acompanham até hoje nesta dura, mas vitoriosa trajetória, implorando ao Criador para que aqueles que governam este País olhem mais para o ser humano, pois são eles que podem mudar o rumo de uma sociedade”.
Você, Primeira Dama, é uma pessoa que está junto ao povo, demonstrando ser uma guerreira. Obrigado por tudo, que Deus continue a abençoa-la!