ARTICULISTAS

Cliente bem atendido cria vínculo

É comum vermos na imprensa reclamações das mais variadas formas quanto ao atendimento dispensado aos consumidores...

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 27/02/2012 às 00:48Atualizado em 17/12/2022 às 08:37
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É comum vermos na imprensa reclamações das mais variadas formas quanto ao atendimento dispensado aos consumidores, pelos “vendedores” de magazines, lojas e demais setores do comércio local.

Também é comum entrarmos em uma loja e os vendedores continuarem “fofocando” entre os colegas, ignorando por completo o cliente. Este fato acontece nas grandes magazines, papelarias, farmácias, lotéricas, nas lojas de materiais de construção, então, “Deus me livre”, é uma “canseira” só! Além de não virem saber o que o consumidor quer, ainda reclamam ou “pede um minutinho” para acabar a conversa com a “comadre”.

Quem já não se estressou com o vendedor que fica o tempo todo perguntando se já decidiu o que quer ou se está só olhando?

Aqui na terra de “Major Eustáquio”, o péssimo atendimento começa pelo mau exemplo dado pelos “caciques”, dentre eles, secretários, prefeito, diretores, médicos, enfermeiros, reitores, “chefetes”, membros do alto escalão do Executivo, Legislativo e Judiciário, “presidentes” das mais variadas “coisas”. Todos se blindam atrás de subalternos que se revestem de “otoridades”, esquecendo debaixo do tapete os mais fundamentais conceitos de educação e moral.

Talvez espelhando naqueles que deveriam dar exemplo, a maioria dos “vendedores” deste “sertão da farinha podre” se esquece que a receita de um bom atendimento é “pensar como cliente”, pois pensando como cliente, o vendedor se coloca no lugar do consumidor.

Conversando com o lojista Facker que, em minha opinião, é um mestre na arte de atender bem um cliente, ele afirmou que o “cliente bem atendido cria um vínculo com a empresa e passa a recomendar a “lujinha” ao seu círculo de amigos e conhecidos. Com isto os resultados aparecem naturalmente”. Infelizmente existem poucos “Fackers” em Uberaba.

Mas não são somente maus profissionais que por aqui imperam, alguns conseguem se destacar, primando pela qualidade e forma correta em atender, fazendo com que deixemos de ir comprar em outros centros comerciais como Uberlândia, Ribeirão, Araxá, Frutal etc. São comerciários como Márcio do Magazine Luiza, Roberta da Belinha, Márcia da Moda Maior, Cristiano do Salada Grill, Adriano da Educacão, Waldemar do BB, Jaime da Drogasil, Tião do Dom Fernandes, Haydê do JM, Luiz da Aga, Beto do Posto Brasil, Douglas da Alternativa e mais uma centena do bons profissionais que sabem que mais importante do que angariar novos clientes é a habilidade de manter os clientes ativos.

É bom que o comércio local saiba que todo cliente quer sempre um atendimento individualizado, personalizado e diferenciado.

Marco Antônio de Figueiredo – Advogado e articulista

marcoantonio.jm@uol.com.br

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