Esta frase foi dita dia 30 de agosto, por meu amigo Wagner do Nascimento Junior, quando estávamos voltando de uma Audiência Pública em Peirópolis e nos preparando para irmos à posse do Engenheiro Roberto Veludo, no Sinduscon.
Realmente nestes últimos oito meses de 2013, Wagner Junior, Bittencourt, “Ferrerinha”, Marcos Acácio, Rubério, Dr. Donizetti Silva, Yara, o pessoal do Atendimento ao Público, do Jurídico, as Assistentes Sociais, Motoristas, Dona “Mariinha”, eu e demais colaboradores da COHAGRA, de uma coisa não podemos reclamar: de tédio!
Nesta última semana, além das vitórias alcançadas na COHAGRA, tive a felicidade de ver minha esposa ser, de forma merecida, adotada como filha de Uberaba, com o título de Cidadã Uberabense outorgado pela Câmara Municipal de Uberaba, cuja homenagem foi entregue pelos amigos, Prefeito Paulo Piau e a Primeira Dama, Heloísa.
Na COHAGRA, juntamente com a coesa equipe do Jurídico, atendemos, assim como nas demais semanas de todos os meses deste ano de 2013, uma média superior a 40 pessoas por dia, ou seja, mais de 200 por semana, que nos procuram pedindo orientações; novas oportunidades; regularizações de escrituras da COHAGRA e COHAB; explicações de não terem sido contempladas mesmo tendo feito inscrições pelo Programa PAR de 2005/2008; do porquê de terem prometido entregar casas através de pré-inscrições de 2009 a 2012, mas nada aconteceu.
Além do atendimento mencionado, somos acionados para acompanhar processos e audiências; incontáveis pedidos de autorizações de ligações de água; revisões contratuais; renúncias de um dos cônjuges e/ou filhos; memorandos, ofícios e FIDs de secretarias; autoridades do Executivo, Legislativo, pelo Ministério Público requerendo o direito de preferência em casos escabrosos de violência contra a mulher, crianças e adolescentes; pelo Judiciário, Defensoria Pública, Associações de Classe e Imprensa; sem contar os pareceres solicitados para manifestar em todas as Ações de Usucapião da Comarca de Uberaba; assim como em implantação de novos loteamentos; também em casos de famílias que estão em área de risco levantadas pela Defesa Civil, etc.
Tédio realmente não existe, meu amigo Presidente, Dr. Wagner Junior, pois além disso, ainda estamos quebrando tabus existentes a mais de 12 anos, iniciando, acompanhando e executando regularizações fundiárias de “loteamentos”, como bairro da Baixa, grande parte de Ponte Alta, Capelinha do Barreiro, Santa Fé, Vila Paulista, Conquistinha, praça Santa Helena, praça Santa Cecília e tantos outros que existem de fato, mas inexistem de direito, sendo isso possível graças à parceria com os Cartórios de Registro de Imóveis, que prontamente nos atendem, nos orientam e nos recebem com presteza e ética.
Senhor Presidente, temos participado de inúmeras reuniões pelos quatro cantos de Uberaba, atendendo solicitações de vereadores, presidentes de Associações de Bairros e Lideranças Comunitárias, orientando e respondendo todos os questionamentos que nos são colocados, pessoalmente ou por telefone, cumprindo orientação do Prefeito Paulo Piau de atender a população, com presteza, ética e verdade, não deixando dúvidas para trás.
Assim, caro amigo, irmão e Presidente da COHAGRA, você tem inteira razão em afirmar que “de tédio não podemos reclamar!”.
Marco Antônio de Figueiredo
Articulista e Advogado
Pós-Graduado em Ciências
Políticas pela UFSC
marcoantonio.jm@uol.com.br