Começo este artigo pedindo permissão ao grande poeta e compositor Dorival Caymmi para parodiar e plagiar um pouco de sua declaração de amor a Marina, pois com toda a certeza do mundo, ele não se referia à Marina Silva quando compôs sua música, caso assim fosse, o poeta jamais se aborreceria, zangaria ou “ficaria de mal”.
Mesmo tendo passado as eleições, quero hoje escrever sobre uma mulher com a cara do Brasil e para tanto, busco as anotações do saudoso professor Darcy Ribeiro, chegando à conclusão de que os ensinamentos do grande mestre podem ser personificados na pessoa de Marina Silva.
Até o sobrenome desta mulher já faz parte da mais tradicional família brasileira, “os Silva”, fato que a credencia a ser uma nativa desta terra tupiniquim.
Nascida no Seringal Bagaço, no Acre, convivendo da mesma forma que milhares de jovens brasileiros, com a fome, a doença e na escuridão do analfabetismo até a adolescência.
Marina sonhou e fez do seu sonho sua máquina de propulsão de vida. Abraçou a floresta como se fosse sua casa, divulgando aos quatro cantos do mundo a importância da sua preservação.
Falar de Marina Silva é falar sobre uma mulher exemplo de superação e de visão da vida pública.
Falar em Marina é caminhar sobre o senso comum de reconhecimento internacional, ratificado pelo jornal britânico The Gardian, quando a considerou como uma das 50 pessoas mais influentes, com condições para salvar o planeta.
Das Nações Unidas (ONU) Marina recebeu o “Champions of the Earth”, considerado o maior prêmio da área ambiental daquele órgão internacional, assim como recebeu também em Londres, a Medalha Dug de Edimburgo, em reconhecimento à sua luta em defesa da Amazônia brasileira e na Noruega o Prêmio Sophie pela defesa do Meio Ambiente.
Marina morena, da cor e do jeito do Brasil. Marina do rosto sofrido e sereno. Marina mãe, mulher, culta e de garra. Marina de olhar generoso para com o Brasil e com o Planeta, no sentido mais profundo que esta palavra pode significar. Marina politizada e que se nega a votar a favor do aumento de seu próprio salário como Senadora. Marina humilde e conhecedora dos problemas sociais. Marina brasileira. Marina que se chama Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima, ou simplesmente – Marina Silva.
Marina Morena que tem história de vida, que inspira admiração e é a prova de onde uma pessoa pode chegar com seu próprio esforço.
Marina Silva que é mãe e protetora de seus quatro filhos, Shalom, Moara, Mayara e Danilo, mas também exerce o papel de mãe protetora da imensa quantidade de filhos e seres viventes da Terra.
Por tudo isto, Marina Morena Silva, não mude, pois “você já é bonita com o que Deus lhe deu”.