ARTICULISTAS

Os Girassóis...

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 01/10/2022 às 19:15Atualizado em 16/12/2022 às 00:36
Compartilhar

Chegou a primavera, trazendo com ela a tão esperada chuva, afastando o calor insuportável que assolava esta terra de Major Eustáquio, por mais de 100 dias.

Primavera... estação do ano que inspira poetas e escritores através de “finos clarins que não ouvimos que devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes onde arautos sutis acordarão as cores, os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores”, como afirmou Cecilia Meireles.

“Prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos.

Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor”.

Esta chuvinha serena e constante neste princípio da primavera já nos faz sentir quais serão os efeitos da estação mais bonita do ano.

Na primavera, a temperatura fica agradável, o ar fica mais úmido, brotam novas folhas nas árvores e abrem-se as flores, deixando um clima romântico, uma bela paisagem em jardins, campos e parques.

É no período da Primavera que brotam os belos girassóis, orquídeas, hortênsias, rosas, violetas, hibiscos, entre outras.

Girassóis... ah os girassóis!!! Dentre as flores que mais admiro, são eles os meus preferidos.

Não posso negar que as rosas vermelhas são os símbolos da paixão para os enamorados; as brancas, para a saudade e pureza; as amarelas, para a prosperidade; mas para mim é o girassol que faz a diferença, pelo seu charme, cor e alegria, além de ensinar muito sobre resiliência.

Se observarmos um girassol, vamos sentir que ele irradia luz ao seguir os raios do Sol, de uma forma sábia, guardando conhecimentos em si, pois na escuridão ele se curva, porém logo se levanta quando vê a luz da esperança chegar.

São lições que somente o girassol, dentre quase a totalidade das plantas, pode ensinar ao enfrentar essa tempestade chamada vida, pois precisa ser resiliente e procurar a luz do Sol para encontrar a necessária coragem e derrotar os dias sem luz.

Os girassóis não gostam de sombras. E nós, o que buscamos? A luz artificial da idolatria, das coisas profanas e mundanas ou a verdadeira luz?

Li certa vez que os girassóis parecem ser mais inteligentes do que alguns seres humanos, pois “sabem” que, se não receberem a luz do Sol, morrem, enquanto nós, seres dotados de inteligência, muitas vezes esquecemos que o “sol” nunca vai embora para quem tem alma de girassol.

Uma flor que jamais pode faltar nos arranjos e nos jardins é o girassol, pois essa flor é a própria imagem da estação Primavera.

Marco Antônio de Figueiredo

Articulista do Jornal da Manhã

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por