Há pouco mais de uma semana as redes socais em nossa cidade ficaram entupidas de mensagens...
Há pouco mais de uma semana as redes socais em nossa cidade ficaram entupidas de mensagens comentando sobre a chamada “Delação Premiada”, feita pelo publicitário Marcos Valério.
Nela estava o nome do prefeito Paulo Piau, fato este que serviu para o silêncio de uns, críticas de outros, defesas e toda espécie de comentários.
Antes de opinar a respeito gostaria de fazer um paralelo sobre a “Delação” e a administração Paulo Piau, tendo em vista o que li em um artigo.
Fazer uma boa administração não é agradar a todos, mas administrar para todos e ter consciência de que promessas de campanha podem ser cobradas.
Um bom administrador não permite aditivos nos contratos milionários que não são cumpridos no tempo certo; respeita a família, seus companheiros fiéis e não paga veículos de comunicação para se livrar de críticas.
Assim, diante do que vivemos em Uberaba, refleti bastante sobre a repetida Delação de Marcos Valério e dá para concluir que, nem as três CPIs que já foram feitas, nem a Polícia Federal ou o Ministério Público, conseguiram comprovar a maioria das acusações de Marcos Valério contra políticos em Minas Gerais. Daí conclui-se que essa atual “Delação”, a princípio, não passa de alucinação e desespero para sair da prisão em que se encontra.
Não se chegou, nem mesmo à confirmação da tese alardeada pelos oposicionistas, como há anos atrás, de que se trata do maior escândalo depois de iniciada a gloriosa Operação Lava Jato.
A verdade é que Marcos Valério é um criminoso condenado a 38 anos por corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, pelo Supremo Tribunal Federal, que está tentando de todas as formas, conseguir a prisão domiciliar, buscando atingir pessoas que não pertencem a sua corja e nem caminha com ele e os “ratos” que corroem o tesouro público.
Posso ter, hoje, divergências políticas com o atual prefeito, por administrar Uberaba de forma lenta e indecisa, mas de forma alguma poderia ou posso aceitar a afirmativa que o prefeito Paulo Piau seja corrupto ou desonesto.
O curto espaço de tempo que convivi na administração pública sob a tutela de Piau, ele deixou bem claro que ser honesto sempre, é a melhor política e que nenhum tesouro, por mais valioso que seja, supera o tesouro da honestidade.
Afirmo e reafirmo, posso discordar de um ou outro ato da administração municipal, mas jamais da lisura e ética do Prefeito e ex-deputado Paulo Piau.
Para finalizar, esclareço que, diante dos comentários postados no Facebook e Whatsapp tem que ter também cuidado com o que vê e lê por aí em blogs, sites e até na mídia convencional. A maioria desses que escrevem inverdades, sabemos muito bem que tem interesses que vão muito além da notícia.
Quanto ao que afirmo neste artigo, espero que observem com atenção e façam o seu julgamento.
Marco Antônio de Figueiredo
articulista e advogado