Lendo sobre Bertolt Brecht, me chamou a atenção ao afirmar que “há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida, e estes são imprescindíveis”.
Diante desta afirmação fiquei a pensar como todos nós podemos incentivar nossas crianças a serem fiéis aos bons princípios, a combaterem futuramente a corrupção, a violência virilizada, se cada vez mais estamos carentes de valores?
Como podemos dar sustento e vida aos nossos filhos diante de tantas desilusões, preceitos e preconceitos?
Sabemos que Brasília é o reflexo de um somatório imenso da realidade local, pois é de lá que se espelham nossos políticos nesta terra de Major Eustáquio.
As eleições de 2020 já batem a nossas portas e está passando da hora de refletirmos que fazer política e ser político nada tem a ver com o que estamos acostumados a ver no dia a dia do nosso país.
Nas redes sociais já apareceram inúmeros nomes postados como prováveis pré-candidatos, existindo páginas e mais páginas fazendo enquetes sobre este ou aquele nome. Analisei vários grupos específicos indicando cidadãos e cidadãs, procurando sempre saber se a pessoa era ou não a que falava ser o que é.
Outro fato que procurei saber, com toda cautela, foi comprovar se aquilo que o suposto pré-candidato fala ou costuma pregar é algo que diz acreditar, mas na prática acontece exatamente o contrário.
Mas por que dediquei tanto tempo a observar esses supostos pré-candidatos? Simples... quero o melhor para minha Uberaba.
Sei que existem raras exceções e que são preciosas e com boas intenções, mas o inferno também está cheio de bem-intencionados.
Entre os nomes verificados, selecionei, dentre outros, um que me chamou a atenção de forma especial. Nem sei se ele realmente é ou não pré-candidato, mas trata-se de uma pessoa que nasceu e sempre morou em Uberaba. Por onde passou e esteve só semeou semente boas. Fez amigos, constituiu família, teve duas filhas.
Nunca ocupou cargo político, mas tem experiência administrativa e em funções legislativas, tendo ocupado vários cargos na CMU onde fez um excelente trabalho, como diretor-geral e está passando da hora de ser reconhecido, pois mesmo como cidadão comum e pai de família, sempre procurou trilhar pelo caminho certo.
É um líder nato participando em campanhas como o “Acorda Uberaba”, luta contra o “cartel dos combustíveis” dentre tantos outros.
Hoje dedico este artigo ao cidadão e suposto pré-candidato Ricardo Souza Teles, uma pessoa honesta que engrandece e fortalece a lista dos prováveis candidatos a uma vaga na Câmara Municipal de Uberaba. Um cidadão que, como poucos, pensa e age com absoluta transparência, comprovando que ainda vale a pena ser honesto e íntegro nesse país.
(*) Articulista e advogado