ARTICULISTAS

Sem mentiras e ilusões marqueteiras

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 23/09/2013 às 10:53Atualizado em 19/12/2022 às 10:57
Compartilhar

Começou a primavera, a estação das flores e da renovação dos campos. Nas redes sociais tudo pode ruir se as previsões ali inseridas se concretizarem.

Sexta-feira fomos visitar a ExpôCigra, esta feira multisetorial capitaneada pelo amigo Marcelo Zaidan, que alcançou um inigualável obtido durante os cinco dias de visitação aos estandes das principais indústrias de Uberaba e região.

Não dá para descrever em palavras o que a ExpôCigra representou para nossa cidade, alcançando os objetivos projetados, que podemos afirmar sem a menor sombra de dúvida, que Uberaba pode ser vista como antes e depois desta feira.

Isto comprova que nossa cidade enfrentou o descaso de administrações anteriores pela omissão concreta em investimentos na indústria e comércio, se preocupando somente com a projeção de marketing, criando a ilusão de que existia 98% de esgoto tratado, água em abundância para 100% da população etc.

Se não bastasse todo o descaso também com os menos favorecidos, a arrogância no tratamento com pessoas idosas, imperialismo e ditadura na convivência com os subordinados, obras constantes apenas nos projetos ou simplesmente iniciadas e inauguradas sem condições operacionais, já se inicia, através de um marketing insano, uma campanha virtual e descabida para a volta do reinado da “smurfolândia”.

Para quem não lembra ou não assistiu nenhum dos dois filmes, os Smurfs são uma sociedade que só interagem com eles mesmos, mas comandada por um velhinho de barbas brancas, existindo também duas smurfettes; o fazendeiro; o ator; o gênio; o carteiro; o esquecido; o trapalhão e mais uma centena de bichinhos azuis.

Naquele mundo encantado advindo da “vila Zebulóide” tinha também o tirano Gargamel, auxiliado pelo bigodudo Cruel, alguns corvos, vários vermes e sanguessugas, que só queriam transformar tudo a sua volta em mercadoria – (incluindo as pessoas) –, enquanto o “Poderoso Chefão” ficava exclusivamente preocupado com sua própria riqueza, desconhecendo a igualdade e justiça.

Causa pânico ver nas redes sociais uma campanha intitulada “Vovô Smurf 2016”, principalmente se for o “mal velhinho de barbas brancas”, que tem a alma do bruxo Gargamel, aquele homem frio, amargo e completamente vazio de sentimentos, sempre acompanhado de sua tropa de “borra-botas”, capazes de tudo, desde que agradem ao “Poderoso Chefão”.

Vivemos outra realidade. As pessoas estão, de fato, no centro das atenções administrativa municipal. Todas as instituições, empresas e governo estão trabalhando dentro dos padrões de demandas e exigências sobre ética, dignidade, qualidade de vida e sustentabilidade. Estamos nos aproximando de um modelo de município admirável, pois vivemos um momento histórico único!

Diante do que vimos na ExpôCigra, se as empresas que se mantiverem firmes e coerentes na busca pela melhor interação entre seu modelo de negócios e as novas realidades sociais, delas virão as grandes inovações que tornarão Uberaba novamente a capital do Triângulo Mineiro, pois na atual administração existe uma transparência real e tudo tem sido feito sem ilusões marqueteiras.

Marco Antônio de Figueiredo

Articulista e Advogado

Pós-Graduado em Ciências

Políticas pela UFSC

marcoantonio.jm@uol.com.br     

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por