Tratar bem ou atender bem seu cliente?
Sábado, às 14 horas, toca o celular. Ela atende e recebe um convite para sua filha ir a uma festa country. Começa a correria e a dúvida! Onde comprar roupa country e uma bota em Uberaba, no sábado, neste horário?
Com toda paciência de uma mãe que quer que sua filha fique linda, pega o telefone e começa a chamar nas lojas especializadas no assunto. Encontra três ainda abertas, sendo que duas confirmaram atender até as 19 horas e a outra, conhecidíssima e que só trabalha com esse tipo de vestuário e mercadoria rural ficando aberta somente até as 15 horas.
Foi aquela correria, o que fez com que lá chegassem às 14h35, naquela que é famosa, com roupas apropriadas, de “marcas” e ótima qualidade.
Antes não tivessem ido, pois foi decepcionante presenciar o fato de as atendentes não saberem a diferença entre tratar bem e atender bem seu cliente, e se não souber a diferença, acaba prejudicando o negócio.
Logo que a cliente chegou foi recebida educadamente, mas o namorado de uma das atendentes já estava dentro da loja à espera da vendedora sair, assim como um carro parou na porta com outros colegas a aguardá-la. Com tantas opções a serem vistas, foi entregue somente um tipo de calça jeans que a menina moça não gostou e ficou por isso mesmo. A mãe é que ia olhando na loja e perguntando sobre esse ou aquele tipo de roupa e bota, até que exatamente às 15 horas a vendedora, mascando chiclete nervosamente, olhando para o relógio de segundo em segundo, encostou-se no balcão, com a maquininha de passar cartão.
Foi o bastante! Uma compra que poderia ser de um ou dois mil reais, gastou-se cem reais.No entanto, em outra loja, lá na Stop Modas, a mãe encontrou atendentes treinados, educados, sorridentes, capacitados e dignos de elogios.
Por que será que na primeira loja tinha somente a mãe e menina moça como clientes e na segunda estava repleta de consumidores que saíam com duas ou mais sacolas cheias de compras na mão?
É simples... O cliente aprecia um atendimento individualizado, escutando-o e fazendo perguntas quando pertinente sobre o que necessita, sempre com bastante simpatia. O cliente não terá paciência se o atendente ignora sua presença e seus desejos, achando que basta apresentar um produto. Tratar bem não significa atender bem. O bom atendimento consiste em encontrar a solução e satisfação do cliente. O bom atendimento é a chave para que prospere qualquer empreendimento.
O que mais se lê nos últimos tempos é a palavra crise, quando não apontar que este ou aquele estabelecimento fechou. Mas, se observarmos bem, veremos que muitas lojas estão ampliando ou abrindo filiais em nossa cidade. Por que será?
Simples de responder! Todo empreendedor precisa entender que o cliente é a chave de qualquer negócio e atender bem o cliente deve ser pré-requisito. Sem clientes, sem sucesso e sem dinheiro no bolso. Cliente é prioridade, merecendo destaque no plano de negócios, e não apenas no lucro.
Marco Antônio de Figueiredo – articulista e advogado